O sucesso da série "Round 6" (ou "Squid Game") em 90 países fez com que aumentasse o interesse de estrangeiros em aprender o idioma coreano. De acordo com a plataforma de aprendizado de idiomas Duolingo, houve um aumento de 76% em novos usuários que se inscreveram para aprender coreano no Reino Unido e 40% nos Estados Unidos. Os números são referentes às duas semanas seguintes ao lançamento da série. As informações são da Reuters.
- Criador de "Round 6" admite estar planejando reuniões para possível segunda temporada da série
- Round 6: série coreana teve investimento público para sucesso
- Round 6: veja como jogar "batatinha frita 1, 2, 3" em realidade virtual
A série sul-coreana de nove episódios - disponível na Netflix - conta a história de um grupo de centenas de pessoas que estão endividadas e com outros problemas financeiros, e são selecionadas para participar de um jogo de sobrevivência. Os participantes precisam passar por seis partidas para conquistar um prêmio de 46,5 bilhões de wons (aproximadamente R$ 208.845.119,58).
Segundo o Duolingo, a série atraiu não só iniciantes, mas também estimulou antigos alunos a voltarem a aprender o idioma e melhorar suas habilidades. Números da Fundação Coreana para Intercâmbio Cultural Internacional apontam que cerca de 77 milhões de pessoas falam coreano em todo o mundo.
- Batatinha frita 1, 2, 3: "Estou perplexo que crianças estejam vendo", diz criador da série Round 6
- Round 6: "Isso pode acabar causando danos emocionais às crianças", diz psicólogo sobre série da Netflix
"Língua e cultura estão intrinsecamente conectadas e o que acontece na cultura pop e na mídia geralmente influencia as tendências no aprendizado de línguas e idiomas. A crescente popularidade mundial da música, do cinema e da televisão da Coreia está aumentando a demanda pela aprendizagem de coreano", disse o porta-voz do Duolingo, Sam Dalsimer, à Reuters.
Para começar a aprender coreano no Duolingo, basta baixar o aplicativo na App Store (iOS), no Google Play (Android) ou acessar o site.
Onda coreana
O entretenimento e os elementos da cultura sul-coreana vêm ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo. Dois filmes do país conquistaram o Oscar recentemente: "Parasita" (2020) e "Minari: Em Busca da Felicidade" (2021). Na música, o gênero k-pop (ou pop coreano) conquista fãs em todo o mundo, com grupos como BTS e Blackpink, por exemplo.
Nesta semana, 26 novas palavras de origem coreana foram inclusas na edição mais recente do Oxford English Dictionary. Entre elas, "hallyu", que significa "onda coreana" e descreve o sucesso mundial da música, cinema, k-dramas (ou doramas), moda e até a comida do país asiático.