O Museu de Arte Afro-Brasileira Rolando Toro (Muafro Recife) dá continuidade às ações articuladas na cidade em celebração ao Mês da Consciência Negra. A agenda do espaço acontece nos dias 26, 27 e 28 de novembro (sexta-feira a domingo).
- Dia da Consciência Negra: Quem foi Esperança Garcia, primeira advogada negra do Brasil?
- No Dia da Consciência Negra, o que as editoras estão fazendo para incluir escritores negros?
- Consciência Negra: escritor troca diplomacia no Caribe pelos livros no Brasil e mostra que negros querem falar além da dor
- Dia da Consciência Negra: quem foi Zumbi dos Palmares?
A abertura será composta pela Poética de Mulheres Negras, com a escritora, educadora, poeta e atriz Odailta Alves Odailta Alves; a rapper, compositora e poeta Bione; e a escritora Joy Thamires, autora de quatro livros lançados de forma independente, Terra Negra e Que Afeto te Afeta? entre eles. A noite de poesias foi pensada a partir de proposta de Odailta e acontece às 18h30 da sexta-feira (26).
No sábado (27), o percussionista Jhonatas Odé Taió, especialista em percussão afro e coordenador percussivo da Banda Oficial do Boi Bumbá Caprichoso, do Festival de Parintins, no Amazonas, ministra a oficina de percussão Afro Amazônica, a partir das 15h. O foco é promover um intercâmbio de experiências.
ISAAR
Já no domingo (28), a cantora Isaar apresenta o show inédito Coisa de Preta, às 17h, com vagas limitadas. Isaar está nos preparativos para o lançamento de seu quarto álbum de estúdio, e elaborou uma apresentação voltada ao novembro negro.
A artista também é integrante do coletivo de mulheres A Dita Curva, que rodou o Brasil em 2019, arrancando elogios de público e crítica. Os ingressos para o show custam R$ 10 e estão à venda pelo (81) 99970.8970 ou @muafrope (Instagram).
"O Muafro Recife, assim como outros equipamentos culturais do Estado, tiveram que fechar suas portas durante a pandemia. Sofremos muito, já que a cadeia produtiva da cultura parou de funcionar. É um alívio misturado com felicidade iniciar nossas atividades. E, para janeiro de 2022, vamos ofertar novas mostras e exposições", detalha a diretora do museu, Lucia Helena Ramos.
O Muafro Recife fica na Rua Mariz e Barros, 328, Bairro do Recife. Para outras informações, acesse: @muafrope (Instagram).
Confira a programação:
Novembro da Consciência Negra no Muafro Recife
26 de novembro (sexta-feira)
18h30: Poética de Mulheres Negras, com Odailta Alves, Bione e Joy Thamires
27 de novembro (sábado)
15h: Oficina de Percussão Afro Amazônica, com Jhonatas Odé Taió
28 de novembro (domingo)
17h: Isaar apresenta o show Coisa de Preta