A cantora Michelle Melo anunciou nesta quarta-feira (10) a abertura de inscrições para uma oficina de capacitação voltada para técnicos e músicos das bandas de brega da capital pernambucana. O projeto foi aprovado no edital de formação da Lei Aldir Blanc da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura.
Os interessados devem se inscrever até sexta-feira (11), com início do curso em 14 de fevereiro, dia municipal do brega no Recife. Para participar da seleção das 20 vagas ofertadas, os profissionais devem ser moradores da capital e precisam acessar o link que consta na biografia do Instagram da Recife Lives (@recifelives) para preencher um formulário, por meio do Google Forms.
- Lembra de 'Suas Cartas', da banda Brega.com? Cantora Bia Villa Chan lança nova versão; ouça
- Livro sobre música brega de Pernambuco é relançado gratuitamente com debate
- Conheça a Brega das Estrelas, nova banda que reúne vozes marcantes do ritmo
- Conde Só Brega chega aos 67 anos aclamado por João Gomes e renovando público
- Assim como o brega, música gospel vira Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O que muda?
Por conta do recente agravamento da pandemia da Covid-19, o curso de cinco dias será realizado em formato online, com duração de 20 horas/aula de prática e com toda a transmissão feita a partir de um estúdio musical. Os alunos selecionados que tiverem presença em ao menos 80% das aulas e, ao final, realizarem uma prova-relatório, receberão um certificado e uma bolsa no valor de 5 mil reais para minimizar os efeitos causados pela pandemia da Covid-19.
O instrutor da capacitação será o produtor musical Raphael Formiga, que tem mais de 16 anos de experiência nesse cenário artístico e irá ensinar técnicas para a produção de uma música brega. Ele irá mostrar como produzir um clássico do brega, dando-lhe uma nova roupagem. Serão dadas dicas de como criar suas melodias, produção de cada estrutura individual de um arranjo, como evitar transtornos que sempre podem ocorrer durante uma produção musical.
"É a primeira vez que o movimento brega tem uma oportunidade como essa. Em um momento tão difícil, temos que respeitar o direito à vida e com isso abrir mão da maioria dos nossos shows, a realização dessa oficina vem na hora certa, diz Michelle Melo, responsável pelo projeto. O "Capacita Brega" foi idealizado pela Recife Lives, uma empresa da cantora.