Depois de surpreender fãs com uma série de lançamentos nas redes sociais, incluindo duas músicas inéditas, parece que o guitarrista Alex Lifeson, do trio canadense Rush, resolveu produzir mais surpresas. Na tarde desta sexta-feira (25) veio a confirmação de que o músico está se preparando para apresentar ao mundo um novo projeto solo. O trabalho já foi batizado: “Envy of None” e conta com dez músicas no total. A notícia vem depois de um hiato de quase dois anos de Lifeson, sem se dedicar a música, desde o falecimento do bateria e letrista do Rush, Neil Peart; a perda tirou Lifeson e o baixista/vocalista/tecladista Geddy Lee dos palcos e de projetos extras.
A notícia foi dada pelo músico Andy Curran, numa entrevista para o site americano Ultimate Classic Rock. “Alex e eu estamos envolvidos em um projeto paralelo chamado Envy of None,” explicou o baixista Curran. “Tudo começou com aquelas duas faixas”, lembrou. Ele se refere à gravação de “Kabul Blues” e “Spy House”, que foram disponibilizadas no site oficial de Lifeson, duas instrumentais que transitam entre o progressivo e o blues. As músicas marcaram a parceria entre Alex Lifeson e as empresas Guibson Guitar e a Epiphone, gigantes marcas de instrumentos musicais, para o lançamento de um modelo exclusivo com a chancela e assinatura do músico. O novo instrumento: a guitarra asssinada como "Alex Lifeson Epiphone Les Paul Standard Axcess".
Para a gravação do novo projeto solo, Andy Curren afirmou que Alex se juntou ao também guitarrista Alfio Annibalini e à cantora americana Maiah Wynne, com contribuições musicais adicionais dos bateristas David Quinton Steinberg (Dead Boys, The Mods) e Tim Oxford (Arkells). Detalhe: os músicos ficaram impressionados com o talento de Wynne, segundo Curren. A cantora já colocou vocais, inclusive, nas duas instrumentais lançadas recentemente.
O som do novo trabalho é muito diferente do que Lifeson já fez durante mais de 50 anos com o Rush, junto a Geddy Lee e Neil Peart. Considerado um dos maiores bateristas de todos os tempos, além de um estupendo letrista e escritor, Peart faleceu em janeiro do ano passado vítima de um câncer raro no cérebro, pondo um ponto final na carreira da banda. Em “Envy of None”, as músicas são influenciadas por elementos pop , trippy e dark, flertando com o blues e o progressivo.
“É como se você pudesse imaginar o Massive Attack com um pouco de material eletrônico e influências do Nine Inch Nails. Algum som dark e pesado. É mais ou menos assim que esse projeto parece”, afirmou Andy Curren. Agora é segurar a ansiedade e esperar pra ver. O novo trabalho deve ser lançado ainda em 2021.