NEGÓCIOS

Nubank capta US$ 400 milhões e passa a ser uma das cinco instituições financeiras mais valiosas da América Latina

Nos últimos sete anos, o banco digital já levantou mais de US$ 1,2 bilhão de dólares

Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 28/01/2021 às 14:00 | Atualizado em 28/01/2021 às 14:00
DINHEIRO Nascido em 2013, o Nubank é um dos principais exemplos de fintech que deram certo no Brasil, sendo hoje uma das maiores empresas do ramo - DIVULGAÇÃO/NUBANK

O banco digital Nubank captou mais US$ milhões de dólares numa nova rodada de Investimentos. Com a conclusão da chamada Série G, a instituição passa a ser uma das cinco mais valiosas da América Latina no segmento financeiro, alcançando um total de mais de US$ 1,2 bilhão de dólares captação de investimentos ao longo dos últimos sete anos.

A rodada foi liderada por um grupo renomado de investidores globais, como GIC, Whale Rock e Invesco — fundos que, na última década, realizaram aportes nas maiores empresas de tecnologia do mundo. A captação também contou com a participação de investidores de rodadas anteriores, como Sequoia, Tencent, Dragoneer e Ribbit.

De acordo com a empresa, desde a Série F, em julho de 2019, o Nubank conseguiu triplicar sua base de clientes, passando de 12 milhões para 34 milhões de pessoas. Só durante a pandemia, por mais foram registrados 30 mil novos clientes com mais de 60 anos - o que aponta a expansão para todas as faixas etárias.

O capital desta nova rodada vai permitir que a empresa continue ampliando a oferta de produtos no Brasil e, sobretudo, que mantenha o ritmo acelerado de sua expansão internacional. Como o fluxo de caixa da operação brasileira é positivo desde 2018, o valor captado irá principalmente apoiar a expansão no México e Colômbia.

"Criamos o Nubank quase oito anos atrás, numa pequena casa em São Paulo, e temos libertado milhões de pessoas da complexidade financeira, por meio de tecnologia e de um serviço centrado no cliente, com atendimento humano. Com esta nova rodada de investimentos, seremos capazes de acelerar e escalar nossas operações no México e na Colômbia e liberar ainda mais pessoas das complexidades financeiras", diz o CEO e fundador do Nubank, David Vélez.

Na América Latina, onde 50% da população ainda é desbancarizada, o Nubank acredita ter acertado na sua trajetória com o cartão de crédito sem taxas, usado hoje por cerca de 20 milhões de pessoas, e a conta digital gratuita, com 30 milhões de clientes. Nos últimos sete anos, segundo a empresa, os clientes já economizaram mais de R$ 15 bilhões com taxas. Uma pesquisa realizada com os próprios clientes apontou que cerca de um quinto deles nunca havia tido cartão de crédito na vida.

Investimentos

Desde o último aporte, em 2019, o Nubank realizou três aquisições: Easynvest (corretora digital de investimentos com mais de 1,5 milhão de clientes); Cognitect (empresa de tecnologia norte-americana, que é referência internacional no mercado de engenharia de software) e Plataformatec (consultoria de tecnologia especializada em metodologia ágil).

O banco digital foi o aplicativo mais baixado em todo o mundo na sua categoria em 2019, com mais downloads que todas as fintechs europeias juntas. No Pix, as chaves registradas no Nubank equivalem a cerca de 25% (um quarto) do total cadastrado em todo o País.

O Nubank hoje é uma empresa global, com escritórios em São Paulo, Cidade do México (México), Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia), Durham (Estados Unidos) e Berlim (Alemanha), mas foi fundado em 2013 na capital paulista pelo colombiano David Vélez, tendo como cofundadores a brasileira Cristina Junqueira e o americano Edward Wible

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