Medidas restritivas

Praias em Pernambuco continuam sem presença de barraqueiros nos finais de semana

Com o anúncio do governo de Pernambuco prorrogando o último decreto de medidas restritivas, praias vão continuar do mesmo jeito

Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 06/05/2021 às 19:03 | Atualizado em 06/05/2021 às 19:51
Comércio nas praias continua permitido apenas de segunda a sexta-feira - BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

Quem estava pensando em frequentar as barracas da praia nos finais de semana quando terminasse a proibição do governo de Pernambuco, no próximo domingo (9), pode perder as esperanças. Por conta do avanço da covid-19 no Estado e das UTIs lotadas, vai ficar tudo do mesmo jeito. O governador Paulo Câmara decidiu prorrogar por mais 15 dias o decreto que determina medidas restritivas a vários setores econômicos. Com a decisão, continua tudo quase igual até o dia 23 de maio. 

No caso dos barraqueiros de praia, isso quer dizer que eles poderão comercializar seus produtos de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Já nos sábados, domingos e feriados, dias mais movimentados e mais rentável para os comerciantes, eles não poderão funcionar. Já aos banhistas é permitido frequentar a praia, desde que não seja em grupos e causem aglomerações.  

Demais atividades

Com a prorrogação do decreto também continua proibido, em todo o Estado, o funcionamento de clubes sociais, esportivos e agremiações, com exceção para o funcionamento de restaurantes, bares, salões de beleza, academias de ginástica e a prática de atividades esportivas individuais. Ficam sem funcionar, ainda, salas de cinema e teatro, museus e demais equipamentos culturais, parques de diversão, competições e práticas esportivas coletivas, profissionais ou voltadas ao lazer, com exceção dos jogos de futebol profissional, sem público, cumprindo o protocolo específico.

Permanecem suspensas a realização de shows, festas, eventos sociais e corporativos de qualquer tipo, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes fechados ou abertos, públicos ou privados, inclusive em clubes sociais, hotéis, bares, restaurantes, faixa de areia e barracas de praia, independentemente do número de participantes. Permanecem suspensas as operações de atracação de cruzeiros e outras embarcações de passageiros de grande porte, em todo o Estado, inclusive em Fernando de Noronha, onde as operações de pouso e decolagem de aeronaves devem seguir os protocolos específicos para admissão de turistas, de moradores regulares ou temporários e de servidores públicos e profissionais da iniciativa privada, que desempenharem atividades profissionais na ilha.

Podem funcionar

As celebrações religiosas com presença do público em igrejas, templos e outros locais de culto estão permitidas das 5h às 20h, nos dias de semana. Nos finais de semana e feriados, o horário será reduzido, das 5h às 18h.

Para o comércio, o governo estabeleceu horários variados para abertura e fechamento dos estabelecimentos. A ideia é dar ao comerciante opções de funcionamento. A regra básica é: quem abre mais cedo, tem que fechar mais cedo. Quem optar por abrir mais tarde, pode encerrar o expediente também um pouco mais tarde. Assim, o comércio em geral, inclusive shoppings centers e galerias comerciais, de segunda-feira a sexta-feira, abrem das 10h às 20h.

Nos finais de semana e feriados, o horário pode ser das 9h às 17h ou das 10h às 18h. Os shoppings RioMar, Recife, Guararapes e Tacaruna anunciaram que adotarão o horário das 10h às 18h nos finais de semana e feriados.

Dia das Mães

Em função do Dia das mães foi permitido ao comércio ampliar o horário das 8h às 20h neste sábado (8) e das 8 às 18h no domingo (9). Depois da comemoração, o horário volta ao que estava sendo praticado anteriormente. 

O comércio de bairro terá mais opções de funcionamento. A ideia dos horários variados é também reduzir a demanda do transporte coletivo nos horários de pico. Por isso, os estabelecimentos varejistas de pequeno porte, situados em áreas residenciais, fora de shoppings centers e galerias comerciais, poderão abrir das 8h às 18h, das 9h às 19h ou das 10h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira; das 9h às 17h ou das 10h às 18h, nos finais de semana e feriados. As lojas de material de construção também tiveram o funcionamento flexibilizado: das 7h às 17h, das 8h às 18h, das 9h às 19h ou das 10h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira; das 9h às 17h ou das 10h às 18h, nos finais de semana e feriados.

Escritórios comerciais e de prestação de serviços estão autorizados a funcionar das 10h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira; das 9h às 17h ou das 10h às 18h, nos finais de semana e feriados. Os salões de beleza e barbearias devem abrir das 10h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira; e nos finais de semana podem escolher funcionar das 9h às 17h ou das 10h às 18h. As academias e locais semelhantes voltados à prática de atividades físicas poderão funcionar das 5h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira; e das 5h às 18h nos finais de semana e feriados.

Bares, restaurantes e lanchonetes

Restaurantes e bares continuam proibidos de utilizar apresentações musicais. O funcionamento está autorizado das 5h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira; das 9h às 17h ou das 10h às 18h, nos finais de semana e feriados. Esses horários também se aplicam a lanchonetes e lojas de conveniência. Os restaurantes, lanchonetes, bares e similares, em qualquer horário, podem realizar entrega a domicílio e funcionar como ponto de coleta e por drive thru. O atendimento presencial, fora do horário previsto, mas sem aglomeração, pode acontecer exclusivamente para caminhoneiros, nos estabelecimentos localizados em rodovias, inclusive em postos de gasolina.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS