Doria dá medalha a Pelé e critica Bolsonaro por falta de homenagem ao Rei

"Deixou uma nota de tristeza de verificar que o governo federal que não fez nenhuma homenagem ao Pelé", disse o governador de São Paulo
Estadão Conteúdo
Publicado em 23/10/2020 às 23:19
Governador Doria esteve no lançamento do livro "De Casaca e Chuteiras" Foto: REPRODUÇÃO


No dia do 80º aniversário do nascimento de Pelé, não faltaram homenagens ao Rei do Futebol. Mas em evento realizado no Museu do Futebol, na noite desta sexta-feira (23), para o lançamento do livro "De Casaca e Chuteiras", o governador de São Paulo, João Doria, aproveitou o seu discurso para criticar o governo federal por não ter entregue alguma honraria ou feito uma celebração especial envolvendo o nome do tricampeão mundial.
Cristo Redentor é iluminado de verde e amarelo em homenagem aos 80 anos do Rei Pelé

Pelé tem legião de fãs adolescentes nas redes sociais

Saúde de Pelé passou por altos e baixos nos últimos anos

Casamento de Pelé com Assíria parou o Recife em 1994

Aos 80 anos, Pelé segue como maior referência no futebol mundial

"Deixou uma nota de tristeza de verificar que o governo federal que não fez nenhuma homenagem ao Pelé, desconhecendo a importância desse ídolo e homem que tanto fez pela imagem do Brasil, uma figura importantíssima, sinônimo da imagem do Brasil", afirmou o governador paulista.
Em seu discurso, Doria destacou que Pelé receberá a medalha Grão-Cruz da Ordem do Ipiranga, como publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo nesta sexta-feira. De acordo com o governador, a honraria será enviada ao Rei do Futebol, em sua residência. Pelé está confinado em sua casa no Guarujá, no litoral paulista. Ele teve altos e baixos com a sua saúde nos últimos anos.
"Aqui em São Paulo, nós reconhecemos a importância e a dimensão do Pelé", disse. "Eu darei na sua casa, pessoalmente, a Medalha do Ipiranga. Só oferecemos a outra pessoa nesses quase dois anos, o Sergio Moro, um juiz e defensor da democracia, do direito e da Justiça. E, agora, com o Rei Pelé. É com muita justiça, o estado onde ele se radicou, tendo nascido em Minas. É um orgulho homenageá-lo. Devemos muito a ele", acrescentou.
A medalha Grão-Cruz da Ordem do Ipiranga tem como finalidade agradecer e homenagear cidadãos por seus méritos e contribuições para o Estado de São Paulo. A medalha foi instituída em 1969 pelo governador Roberto Costa de Abreu Sodré e leva em consideração o trabalho realizado em prol da coletividade do povo brasileiro e paulista.
No evento, Doria lembrou a sua vida de torcedor acompanhado Pelé - ele é santista -, especialmente no Pacaembu. E também citou eventos e viagens internacionais que fez ao lado do craque, especialmente no período em que presidiu a Embratur ou Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo.
"A primeira partida do Pelé que assisti foi aqui, entre Santos e Palmeiras, um 5 a 1 arrasador", disse, durante o seu discurso. "Rodei o mundo com o Pelé quando era presidente da Embratur", acrescentou o governador de São Paulo.
Lançado durante evento no Museu do Futebol, "De Casaca e Chuteiras", é de autoria do jornalista Silvestre Gorgulho. A obra homenageia os 80 anos de Pelé e os 60 anos de Brasília. O próprio realiza, atualmente, exposição em homenagem ao craque, denominada "Pelé 80 - o Rei do Futebol", com curadoria do cenógrafo Gringo Cardia.
VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
esportes Pelé João Doria Jair Bolsonaro
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory