ESTADOS UNIDOS

Após invasão, Congresso retoma sessão para certificar vitória de Biden

Na reabertura da sessão, o vice-presidente Mike Pence lamentou "um dia obscuro" e condenou a violência dos manifestantes, apoiadores de Trump

Cadastrado por

AFP

Publicado em 07/01/2021 às 0:29
Senado dos Estados Unidos voltou a se reunir nesta quarta-feira (6) - POOL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

O Senado dos Estados Unidos voltou a se reunir nesta quarta-feira (6) e retomou o processo de certificação da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais, depois de uma pausa de várias horas devido à invasão do Capitólio por parte de apoiadores de Donald Trump que protestavam contra a derrota do republicano nas urnas.

>> Mundo reage em choque à invasão do Capitólio nos Estados Unidos

>> Bolsonaro volta a falar em fraude na eleição americana

>> Veja imagens da invasão ao Congresso dos Estados Unidos por apoiadores de Trump

Na reabertura da sessão, o vice-presidente Mike Pence lamentou "um dia obscuro" e condenou a violência dos manifestantes.

"Mesmo depois da violência e vandalismo sem precedentes neste Capitólio, os representantes eleitos do povo dos Estados Unidos se reúnem novamente neste mesmo dia para defender a Constituição", destacou Pence.

Uma multidão de partidários de Trump invadiu o Capitólio durante várias horas nesta quarta-feira, o que obrigou os congressistas a serem confinados e pressionou a capital americana a declarar um toque de recolher na cidade.

O líder dos republicanos no Senado, Mitch McConnell, afirmou na retomada da sessão que a Câmara "não se deixaria intimidar".

"Tentarão perturbar nossa democracia e falharam", declarou.

O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, afirmou que os atos desta quarta, provocados "pelas palavras, as mentiras" de Trump, deixarão "uma mancha que não será apagada facilmente".

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS