Os ônibus que passam pelos terminais integrados de Rio Doce e do Xambá, ambos em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), começaram a receber atenção redobrada com a higienização dos ônibus, na tentativa de prevenir a propagação do novo coronavírus. Ao chegar no terminal, todos os passageiros descem do coletivo e os profissionais sobem para fazer a limpeza com álcool a 70%. A ação acontecerá inicialmente por 30 dias, das 6h às 22h.
A secretária de Saúde de Olinda, Luciana Lopes, orientou o público sobre a operação. "Será um total de 100 profissionais, em revezamento. Estamos fazendo a higienização das superfície com álcool a 70%, com objetivo de conscientizar essa população sobre as medidas de higiene fundamentais para controlar o coronavírus", explica a secretária. "Nós nos preocupamos também com esse tempo de higienização para não atrapalhar a saída do passageiro. Em média, a limpeza de cada ônibus está durando de dois minutos e meio a três minutos", completa.
>>Olinda vai suspender aulas temporariamente a partir de quarta-feira
>>Sobe para 18 o número de casos confirmados de coronavírus em Pernambuco
A ação ocorrerá por 30 dias e, dependendo dos casos de coronavírus em Pernambuco, poderá se prorrogada por até três meses. "Estamos também com ações educativas, distribuindo panfletos sobre as medidas de higiene. A Secretaria de Saúde também disponibilizou uma linha institucional, com WhatsApp, para que a população possa tirar dúvidas (81 99158.2737)", esclarece a secretária. "O maior objetivo é conscientizar essa população. Os passageiros vão nos ver diariamente em ação quando estiverem indo e voltando do trabalho. A gente quer que os usuários levem essa mensagem para o dia dia deles e, assim, possam realmente estar se prevenindo contra a propagação do coronavírus", reforça.
>>Veja tudo que você precisa saber sobre o coronavírus
Os profissionais passaram por capacitação para realizar a limpeza e receberam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e luvas. São destinadas 50 pessoas para cada terminal e 25 ficarão no período da manhã. Os outros 25 ficam no período da tarde e da noite. Segundo o secretário de Transporte e Trânsito de Olinda, Jonas Ribeiro, pelo TI Rio Doce circulam 11 linhas diariamente, transportando cerca de 10 mil pessoas. Já pelo TI Xambá passam 18 linhas, com 70 mil passageiros.
O secretário ainda explicou porque a ação não foi expandida para o TI PE-15: "A princípio porque o terminal da PE-15 é um terminal de passagem, são as pessoas que vêm de outros terminais. Se a gente fosse fazer este tipo de serviço no da PE-15 teria que ter o ônibus totalmente vazio, como é o caso de Rio Doce e Xambá", acrescenta.
Os passageiros aprovaram a medida realizada pela Prefeitura de Olinda. Para Pedro Oliveira, de 27 anos, que trabalha na área de logística, é preciso também que os passageiros façam sua parte. "Eu estou achando bacana, pelo menos está prevenindo e diminuindo um pouco o impacto. Mas a gente também tem que fazer o trabalho da gente em casa, como lavar as mãos, usar álcool em gel e se conscientizar um pouco. Acredito que se a gente se conscientizar, sem tocar na boca, no olho, vamos estar ajudando também", completa.
A aposentada Selma Gonçalves, de 59 anos, conta que só continua andando de transporte público porque não tem outra forma de locomoção, mas que está temerosa sobre o novo coronavírus. "Eu acho importante o que estão fazendo. A coisa é séria. A população não está achando que é. Eu tento sempre lavar as mãos, passar álcool nas coisas. Tomo banho quando chego em casa. Tenho medo de andar, mas é a única opção para eu ir pro médico", relata.
Já a vendedora Adriana Calixto disse que, além da higienização nos ônibus, a Prefeitura também poderia disponibilizar álcool em gel para os passageiros no terminal. "Com certeza esta ação é importante, porque já ajuda as pessoas que não conseguem se higienizar no meio da rua. Eles já fazem a parte deles. Eu estou tentando sempre lavar as mãos, não posso ficar em casa porque trabalho. Se eles pudessem colocar álcool em gel para as pessoas higienizarem as mãos já ajudaria".
>>Coronavírus: entenda a diferença entre quarentena e isolamento
>>Saiba como limpar o celular para se proteger do coronavírus
>>Coronavírus: alimentos que ajudam a melhorar a imunidade
>>Coronavírus: entenda como o sono renova o sistema imunológico
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou,nesta segunda-feira (16), o aumento para 18 no número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) em Pernambuco. A elevação foi de 125%. No balanço do último domingo (15), a quantidade de pessoas confirmadas era de 8 pacientes.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.