A Prefeitura do Recife e a ONG Novo Jeito fizeram na noite deste sábado (21) uma ação de homenagem e conscientização sobre o combate. Na ocasião, foram projetadas mensagens de apoio aos profissionais de saúde no edifício-garagem do Paço Alfândega, no Bairro do Recife.
>> Criança com sintomas de covid-19 morre com síndrome respiratória no Recife
>> Casos de coronavírus passam de 284 mil; China está há 3 dias sem novas infecções
>> Coronavírus: "Pernambuco tem que parar; tem que fechar tudo mesmo", alerta médica epidemiologista
>> Novos passageiros são retirados de navio retido no Porto do Recife por causa do coronavírus
>> Bolsonaro determina quais serviços não podem parar durante pandemia no coronavírus; veja a lista
Também serão projetadas mensagens reforçando a importância de, neste momento de pandemia da covid-19, permanecer em casa, evitar o contato social e protege família e amigos, seguindo as orientações das autoridades de saúde. A ação também teve parceria da Secretaria Estadual de Saúde, Porto Social e plataforma Transforma Recife.
Em atualização feita na tarde deste sábado (21), o Governo de Pernambuco anunciou que o Estado já tem 33 casos confirmados do novo coronavírus. Mais duas curas foram confirmadas - uma adolescente de 16 anos, que foi diagnosticada com a doença após retornar de uma viagem aos Estados Unidos e uma mulher de 30 anos, sem histórico de viagem. As duas estavam em isolamento domiciliar. No Brasil, são 1.128 casos confirmados e 18 mortes segundo o Ministério da Saúde.
Nessa sexta-feira (20), a Secretaria Estadual de Saúde já havia anunciado a recuperação de uma senhora de 66 anos, residente no Recife, que, ao lado do marido, configurou os dois primeiros casos da doença no território pernambucano.
Dos casos confirmados, apenas 5 estão hospitalizados; os outros cumprem isolamento domiciliar (25), ou já estão curados (3).
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
CONFIRA O VÍDEO:
MAIS DUAS CURAS EM PERNAMBUCO
O que é coronavírus?
Como prevenir o coronavírus?
Veja o mapa que mostra como o novo coronavírus tem se espalhado pelo mundo