Com informações do repórter Elthon Amado, da TV Jornal
Um vigilante foi assassinado a tiros enquanto trabalhava no município de Jaboatão de Guararapes, na noite dessa segunda-feira (11). A vítima, identificada como Alessandro José dos Santos, tinha 40 anos. De acordo com a polícia, Alessandro estava com um colega quando os dois foram abordados por um homem armado.
>> Adolescente é baleado no pescoço após tentar proteger o pai de homem armado, em Jaboatão dos Guararapes
O suspeito teria efetuado cinco tiros, mas apenas um dos disparos atingiu Alessandro. O colega do vigilante não foi atingido por nenhum dos disparos. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), que ainda não identificou o responsável pelos disparos.
- Suspeito de matar o próprio pai de 80 anos a pauladas na Zona da Mata de Pernambuco é preso
- Dias após término de obra, Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife, volta a acumular água
- Mãe e filha são mortas a tiros na Zona da Mata de Pernambuco
- Policial sofre tentativa de assalto, reage e mata um dos suspeitos no Agreste de Pernambuco
- Suspeito de latrocínio contra policial militar de Pernambuco é localizado e atingido durante confronto
Homicídios em Pernambuco
A coluna Ronda JC trouxe, em dezembro, que Pernambuco conseguiu uma tímida redução no número de homicídios em novembro de 2020. De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS), nesta terça-feira (15), 293 pessoas foram assassinadas. Sete a menos do que no mesmo período de 2019. A redução foi de 2,3%. Apesar disso, no acumulado dos onze primeiros meses, o Estado já registra um aumento de 9% em relação a 2019. A meta do Pacto pela Vida é de redução anual de 12%.
Segundo a SDS, a Zona da Mata de Pernambuco foi a região que apresentou maior índice de queda no número de homicídios em novembro. No total, 56 pessoas foram mortas. Foram 17 a menos na comparação com o penúltimo mês de 2019. A queda foi de 23,29%.
O Sertão e a Região Metropolitana também verificaram redução, de 6,82% e 3,75%, respectivamente. Nos municípios sertanejos, os casos caíram de 44 para 41, enquanto nos da RMR passaram de 80 para 77.
Já no Agreste, foram 75 vítimas, contra 71 no mesmo mês no ano passado (aumento de 5,63%). No Recife também aconteceram mais homicídios em novembro, com 44 casos (contra 32 em 2019).
Se for feita uma comparação entre os números de novembro e outubro no Estado, observa-se uma tendência de queda - já que no mês passado houve o registro de 40 mortes a menos. No entanto, para ser mais fiel à análise dos dados, o comparativo sempre é feito em relação ao ano anterior.