DOCUMENTO

Saiba até quando você poderá rodar com o CRLV 2020 em Pernambuco

O calendário de vencimento leva em consideração o número final das placas dos veículos

Cadastrado por

JC

Publicado em 05/02/2021 às 12:01 | Atualizado em 05/02/2021 às 12:38
O documento de licenciamento, como é conhecido, é indispensável para transitar de carro pelas ruas do país - Foto: Divulgação/Detran-PE

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), conhecido popularmente como licenciamento, é um documento indispensável para transitar de carro pelas ruas do País. A versão impressa, no entanto, será extinta em breve. Em Pernambuco, o CRLV passou a ser emitido apenas através da internet desde janeiro de 2021.

Neste mês de fevereiro, todos os documentos de 2020 ainda estão válidos. O calendário de vencimento leva em consideração o número final das placas dos veículos. Assim, os carros com placas que terminam em 1 e 2 podem circular com o documento antigo até maio de 2021. Os de terminação 3, 4 e 5, até junho; os de 6, 7 e 8, até julho e, por fim, os documentos de automóveis de número final 9 e 0 têm validade até agosto deste ano.

Prazo de validade do CRLV 2020

De acordo com o número final da placa

Terminações 1 e 2: Até maio

Terminações 3, 4 e 5: Até junho

Terminações 6, 7 e 8: Até julho

Terminações 9 e 0: Até agosto

 

Renovação

O CRLV 2021 não será mais emitido em papel-moeda pelo órgão, podendo ser retirado apenas pela internet. Para obter o CRLV Eletrônico sem precisar ir ao Detran, o proprietário do veículo tem duas opções: baixar o aplicativo ou acessar o site pela internet. Entretanto, antes disso, precisa quitar todos os débitos do veículo (com a devida compensação bancária dos pagamentos) e resolver possíveis restrições veiculares.

 

 

  1. Baixe o app Carteira Digital de Trânsito (CDT) na loja de aplicativos do seu celular
  2. Caso seja necessário, cadastre-se no portal gov.br, no próprio app
  3. Acesse a opção "veículos". Será necessário informar um número de segurança fornecido pelo Detran-PE quando for realizado algum serviço que altere o registro do veículo como, por exemplo, o de modificações de características do veículo e os de mudança de estado ou de município
  4. Para quem já possui o CRV (Recibo/DUT) impresso, este número de segurança poderá ser consultado nele. Você pode também acessar o número do recibo por meio da plataforma Detran-Pessoal
  5. Pronto. Você pode compartilhar o CRLV eletrônico com até cinco pessoas (para isso, precisará do CPF delas), ou exportar o documento e imprimir quantas cópias quiser
  1. Entrar o portal de serviços do DENATRAN, clicando neste link 
    Informar login e senha para o acesso
  2. Clicar em “Meus Veículos”
  3. Selecionar o Veículo
  4. Clicar em CRLVDigital.pdf
  5. Clicar em Imprimir

Os proprietários de veículos que, mesmo após quitarem todos os débitos, não conseguirem emitir o CRLV Eletrônico (CRLV-e) ou não tenham computador, celular (smartphone) ou impressora, ficando impossibilitadas de ter acesso ao CRLV-e, deverão agendar atendimento de “Análise para Emissão de CRLV” no site www.detran.pe.gov.br.

CRLV Eletrônico para empresas (Pessoa Jurídica)

  1. Obtenha um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (CNPJ Eletrônico/ e-CNPJ), do tipo A3 ou A1, compatível com ICP-BRASIL. Esse certificado digital pode ser obtido em empresas especializadas, por meio da Internet.
  2. De posse do e-CNPJ, você pode acessar o Portal de Serviços do Denatran e se inscrever, informando o seu CPF e em seguida informando o e-CNPJ (certificado digital de Pessoa Jurídica).
    Suporte técnico relativo ao aplicativo Carteira Digital de Trânsito: http://intra.serpro.gov.br/fale-conosco-1
  3. Cadastro de Grandes Clientes para emissão de CRLV. Informações aqui.

Perdi o celular ou tive o celular roubado. Como baixar o CRLV Digital em outro celular?

  1. Acesse o Portal de Serviços do Denatran.
  2. Clique na opção “Instalações”.
  3. Identifique o celular perdido ou roubado e clique em "Desconectar".
  4. Assim, o aplicativo será desinstalado e será possível baixar o app Carteira Digital de Trânsito em um novo celular.

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS