O município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, retomou sua campanha de vacinação contra a covid-19 na manhã desta quinta-feira (25). A cidade havia suspendido a ação nessa terça-feira (23) por ter utilizado todos os imunizantes disponíveis.
A retomada só foi possível porque, nessa quarta-feira (24), Pernambuco recebeu 82 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca. Dessas, 3.100 foram destinadas à Paulista. Poderão receber a imunização idosos a partir de 80 anos, como já vinha sendo feito no município. A cidade ainda deve receber doses da vacina Coronavac, já que, também nessa quarta, o Estado recebeu 48 mil doses do imunizante, desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
>> Saiba quantas doses do novo lote de vacina da AstraZeneca cada cidade de Pernambuco vai receber
>> Recife começa a vacinar idosos a partir de 78 anos; saiba como agendar
>> Brasil já aplicou mais de 6,1 milhões de doses de vacina contra covid-19
Apesar do problema com a falta momentânea de imunizantes, a cidade afirmou que a segunda dose está garantida para quem já tomou a primeira. Segundo a prefeitura, até a terça tinham sido imunizados com a primeira dose 2.106 trabalhadores da saúde; 334 idosos em instituições de longa permanência; 1.188 idosos de 80 a 84 anos, e 2.224 a partir de 85 anos.
- Estados e municípios podem comprar vacinas contra covid-19, decide STF
- Após decisão do STF, Anvisa pede ‘prazo justo’ de análise para vacinas
- Recife retomará negociação para compra de vacinas contra covid-19 diretamente com laboratórios, diz João Campos
- João Campos pode dar grande passo se conseguir comprar vacinas de forma independente. Mas é difícil
- Senado abre caminho para compra de vacinas contra covid-19 pelo setor privado
- Petrolina anuncia retomada de negociação para compra de vacinas contra covid-19
Além disso, também foram ministradas a segunda dose em 1.325 profissionais da saúde e 305 em idosos de instituições de longa permanência. Todos os idosos com mais de 80 anos foram vacinados com o imunizante da Astrazeneca.