Com informações da repórter Juliana Oliveira, da TV Jornal
Falta de distanciamento social, poucas cadeiras para espera e idosos chorando foi o cenário do Clube Municipal de Paratibe, um dos pontos de vacinação contra a covid-19 de Paulista, no Grande Recife, na manhã desta terça-feira (9). A reportagem da TV Jornal esteve no local em seu primeiro dia de funcionamento na campanha de imunização para pessoas a partir de 75 anos, e testemunhou problemas de organização. A unidade está aberta entre 8h e 13h.
A aplicação da vacina é rápida, o problema maior é a espera. Isto porque, ao entrar no clube, as pessoas precisam fazer um cadastro com RG e comprovante de residência,processo que gera fila. Porém, já que o grupo a ser vacinado é grande, é preciso esperar a fila andar para poder entrar no clube.No local, o calor é grande, e não há cadeiras suficientes para os idosos; e muitos deles sofrem com comorbidades.
- Pernambuco recebe mais 102 mil doses da vacina Coronavac
- Conheça os municípios pernambucanos que vão integrar consórcio para compra de vacinas contra a covid-19
- Municípios do interior de Pernambuco recebem refrigeradores para armazenar vacinas contra covid-19
- Horário de vacinação contra a covid-19 é ampliado em Jaboatão dos Guararapes; veja como fica
- Alepe aprova projeto que pune quem furar fila da vacina contra a covid-19
- Consórcio para compra de vacinas conta com 1.703 municípios, 86 de Pernambuco; veja lista completa
- Em Olinda, todos os trabalhadores da saúde do SUS já foram vacinados contra a covid-19
- Rodoviários fazem ato cobrando vacinação e fim da dupla função no TI Macaxeira, na Zona Norte do Recife
A aposentada Cila Martins, 75 anos, foi uma das idosas que esperou durante horas para ser imunizada. "Eu ia caindo agora, porque não posso ficar em pé. Cheguei aqui às 7h40 e não tomei café, estou doente e ainda não fui vacinada. Falei com o rapaz, e ele disse que ia falar com a secretária. Não fiz o cadastro. Não aguento mais ficar aqui", disse ela, chorando.
Já o auxiliar administrativo José Wilton Martins levou a mãe para ser imunizada, e encontrou desorganização. "A gente chegou aqui antes das 8h, a quadra já estava lotada. Eu perguntei qual era a dificuldade que tinham, porque só tinha uma pessoa vacinando, e outra cadastrando. Poderia agendar por um aplicativo, mas não tem. Temos muitos postos de saúde em Paulista, e centralizam só em um local, aqui? Eu acho um absurdo. Está muito desorganizado", afirmou.
Alguns idosos foram direcionados de outros pontos de vacinação para irem até o Clube Municipal. Eles contam que ao chegarem nos locais, que estavam lotados, funcionários informaram que não havia doses para todos. Além do clube, na cidade, os grupos prioritários podem se vacinar na Unidade de Saúde da Família Ana Nery, em Maria Farinha, no Centro Administrativo, localizado em Maranguape I, e na FASUP, no Janga.
Por nota, a Prefeitura do Paulista afirmou que houve um planejamento organizado para os quatro pontos de vacinação, mas que os "idosos, porém, com anseio de serem vacinados, foram todos no mesmo horário e, infelizmente, houve aglomeração".
A Secretaria de Saúde do município informou que está reunida para planejar de forma adequada os próximos dias de vacinação para a faixa etária a partir de 75 anos, e que contabiliza as vacinas que restaram para definir os próximos passos da imunização no município. A gestão disse que foram disponibilizadas cerca de 1.400 doses, que provavelmente se encerram ainda hoje, e que aguarda a chegada de mais doses para dar continuidade à imunização.
Vacinação em Paulista
Nessa segunda-feira (8), Paulista deu início à imunização de idosos com idade a partir de 75 anos. A vacina administrada nesta etapa é a CoronaVac, com doses remanescentes do lote anterior. A segunda dose do imunizante precisa ser aplicada novamente no prazo de 14 a 28 dias.
Segundo a Prefeitura do Paulista, a Secretaria de Saúde dará continuidade à vacinação para os idosos a partir de 75 anos enquanto durarem os estoques dos imunizantes. É importante, portanto, que os idosos e responsáveis fiquem atentos ao prazo, respeitando o intervalo estipulado.
Mobilidade reduzida
A Secretaria orienta responsáveis de idosos que possuem mobilidade reduzida se dirijam até a Unidade Básica de Saúde mais próxima solicitando imunização domiciliar. Caso o bairro esteja acobertado por um ACS (Agente Comunitário de Saúde), o responsável pode solicitar ao agente que faça o pedido na UBS mais próxima.
Locais de vacinação
- Centro Administrativo: Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222 - Maranguape 1
- FASUP: Avenida Dr. Claúdio José Gueiros Leite, 3580 - Janga
- USF Ana Nery: Rua José Pereira de Amorim, 120 - Maria Farinha
- Clube Municipal de Paratibe: Rua Doutor José Mariano, sn - Paratibe