COMÉRCIO

Em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, ambulantes protestam contra a proibição do comércio na areia da praia

O novo plano de convivência com a covid-19, elaborado pelo Governo de Pernambuco e posto em prática desde 1º de abril, proíbe a comercialização e o consumo de alimentos e bebidas na areia da praia

Cadastrado por

JC

Publicado em 06/04/2021 às 11:06 | Atualizado em 06/04/2021 às 11:21
Protesto de ambulantes na praia de Boa Viagem - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Em defesa da liberação de comércio na areia da praia, alguns vendedores ambulantes realizam protesto na Praça de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na manhã desta terça-feira (6). O ato iniciou por volta das 9h.

O novo plano de convivência com a covid-19, elaborado pelo Governo de Pernambuco e posto em prática desde 1º de abril proíbe a comercialização e o consumo de alimentos e bebidas na areia da praia. Está permitido apenas o banho de mar e a prática de atividades físicas individuais. Deste modo, muitos vendedores ambulantes acabam enfrentando dificuldades na hora de trabalhar, sem poder acessar a faixa de areia para vender seus produtos.

O grupo levou cartazes com os dizeres "governador, queremos trabalhar", "não aguentamos mais" e "as contas não esperam". Juntos, gritam "governador, cadê você? eu vim aqui só para te ver", enquanto batem em panelas e usam apitos sonoros.

Protesto de ambulantes em Boa Viagem - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Protesto de ambulantes em Boa Viagem - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Protesto de ambulantes em Boa Viagem - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

"A gente está com fome, muita gente não veio para o protesto porque não tem nem mesmo dinheiro para a passagem de ônibus, muita gente está em crise. O que nos deram foi uma cesta básica, com muito feijão ruim, arroz ruim. O auxílio de R$ 150 não é nem um dia de trabalho da gente. Estamos fazendo o protesto pela abertura da praia para a gente trabalhar, para comprar o pão de cada dia", afirmou o comerciante Abraão Alife.

De acordo com Severino da Silva, presidente da Associação dos Barraqueiros de Boa Viagem, uma videoconferência foi realizada na segunda-feira (5), e ficou acordada com o Governo do Estado a realização de uma reunião na próxima semana para a discussão da temática, mas nem todos os ambulantes aceitaram. "Algumas pessoas não concordaram e decidiram fazer o manifesto", disse.

O protesto pacífico conta com a presença da Polícia Militar de Pernambuco.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS