A Defesa Civil de Ipojuca, no Grande Recife, contabilizou 47 ocorrências durante a semana de chuva na cidade. Dessas, 19 foram de deslizamento de encosta; 18 por risco de deslizamento de encosta; duas por quedas de árvore e três por árvores em risco. Foram registradas também duas ocorrências por alagamento em residências, assim como duas por fiação elétrica e alagamento e uma por poste de energia em risco de desabamento. Todas sem o registro de feridos.
A Prefeitura explica que na cidade existem cerca de 15 ruas que são consideradas pontos de risco, e que o monitoramento é feito através de fiscalizações e acompanhamento sistemático pelos técnicos da Defesa Civil do município.
- Deslizamentos de barreiras, quedas de árvores e 270 pessoas desalojadas; veja balanço da chuva em Pernambuco
- Confira saldo das últimas chuvas no Grande Recife e o que as prefeituras prometem fazer para amenizar efeitos
- Confira ações que a Prefeitura de Olinda promete fazer após destruição causada pelas chuvas
- Confira ações que a Prefeitura de Camaragibe promete fazer após deslizamentos de barreiras por fortes chuvas
- Confira ações que a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promete fazer após fortes chuvas atingirem a cidade
- À beira do precipício. A fragilidade de uma vida segurada por lona em morro do Recife durante chuvas
- De sexta à quarta-feira, Defesa Civil do Recife já recebeu 949 ocorrências causadas por chuvas
- Confira ações que a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes promete fazer após fortes chuvas atingirem a cidade
Durante o final de semana, de acordo com a gestão, foram mais de 60 metros de lona colocadas. Além disso, ainda em fevereiro, a prefeitura diz ter feito ações de retirada da vegetação do leito e margens dos canais, serviços de capinação nas encostas dos muros e limpeza de canaletas.
"Fora isso, a prefeitura entregou, na última semana, três obras de muro de arrimo e tela argamassada (Rua José Marinho Alves, Rua São Roque e Rua da Olaria). Outras obras do tipo seguem em andamento para dar mais segurança à população", afirma a gestão em nota.
Segundo a prefeitura, os trabalhos da Operação inverno continuam. Durante o último final de semana foi montada uma força tarefa, envolvendo as Secretaria de Defesa Social, Defesa Civil e Infraestrutura, para atender a população que precisasse ser assistida.