A Prefeitura Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), está em sinal de alerta para o volume das chuvas que vem atingindo o município desde a madrugada desta quinta-feira (13).
A Defesa Civil do Cabo alerta sobre o risco de deslizamento de barreiras por conta das fortes chuvas. O órgão está dividido em três equipes operacionais para colocar lonas e limpar as barreiras do município, em atendimento a nove ocorrências com essas demandas.
- Cidades do Grande Recife registram deslizamentos de barreira nesta quinta (13) de chuvas
- Vídeo mostra momento exato de deslizamento de barreira em Paulista; confira
"A maioria das ocorrências diz respeito ao desmoronamento de barreiras. Desde o mês de janeiro, nós iniciamos a operação inverno, conseguindo mapear e cobrir grande parte das barreiras do nosso município, mesmo assim estaremos de prontidão para evitar maiores riscos”, explicou o gerente da Defesa Civil do Cabo, Felipe Lira.
A Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Programas Sociais, realiza as vistorias para avaliar a condições das casas. Se for verificado que o local está em situação de risco, ele é interditado. Cabe a Secretaria de Programas Sociais fazer o trabalho de apoio às famílias desabrigadas.
- João Campos participa de monitoramento das chuvas feito pela Defesa Civil
- Chuva abala parte de estrutura do Hospital Barão de Lucena, e pacientes foram transferidos por risco de teto desabar
- Entenda o fenômeno meteorológico que causou as fortes chuvas no Grande Recife nesta quinta (13)
- Fortes chuvas no Recife geram memes na internet; confira
Recife
A Prefeitura do Recife publicou nas suas redes sociais dados sobre o acúmulo de chuva nesta quinta-feira (13). De acordo com a PCR, a capital pernambucana já acumula 1,38mm de chuva. O grande volume das chuvas somado ao pico de maré alta (2,2m) previsto para as 17h deve intensificar os pontos de alagamento no município. A gestão recomenda que a população evite circular em ruas e avenidas nesse horário.
>> Prefeitura do Recife alerta sobre intensificação de alagamentos no pico da maré alta, às 17h
No caso dos recifenses que residem em áreas de risco, a Defesa Civil os orienta a procurar outro local seguro para se abrigar, além de acionar o órgão pelo número 0800.081.3400. Eles podem se dirigir aoAbrigo Emergencial da Travessa do Gusmão, no bairro de São José, área central da cidade. Até a tarde desta quinta (13), a Defesa Civil do Recife já havia recebido 175 chamadas.