Covid-19

Veja como ficam as restrições neste sábado (12) e domingo (13) em Pernambuco

Governo anunciou flexibilização do comércio de varejo e serviços na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste, mas só a partir de segunda-feira (14); entenda

Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 11/06/2021 às 7:40 | Atualizado em 14/06/2021 às 7:25
Rua da Imperatriz, na Boa Vista - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Atualizada às 23h15

O decreto estadual que vigora atualmente com as restrições das atividades econômicas e sociais em Pernambuco tem prazo para encerrar no domingo (13). Isso quer dizer que, ainda que tenha havido anúncio de flexibilização na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste, as medidas anteriores seguem valendo para este final de semana. No Sertão, os municípios das Gerências Regionais de Saúde (Geres) VI, X e XI, com sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, respectivamente, estavam seguindo as mesmas regras de restrição nos fins de semana, mas entrarão em quarentena rígida a partir de segunda-feira (14).

Neste sábado (12) e domingo (13), as praias marítimas e fluviais continuam sem o funcionamento do comércio. Também não pode haver circulação de pessoas nos calçadões. 

Equipamentos de lazer, como parques e ciclofaixas, também seguem sem poder funcionar neste final de semana. As ciclofaixas permanentes e ciclovias, como a da Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, são uma exceção. 

As igrejas e templos religiosos nessas regiões vão passar mais um final de semana sem poder realizar cultos e celebrações com a presença de público. É permitido apenas atividades administrativas, serviços sociais e celebrações virtuais. 

Veja as restrições no final de semana de 12 e 13 de junho

O que está liberado na RMR, Zona da Mata, Agreste e Macrorregião 3, no Sertão

O que está liberado na RMR, Zona da Mata, Agreste e Macrorregião 3, no Sertão

Avanço da flexibilização no Grande Recife, Agreste e Zona da Mata

Em coletiva realizada nessa quinta-feira (10), o Governo de Pernambuco anunciou que na RMR e na Zona da Mata, tanto o comércio de varejo como os serviços vão poder voltar funcionar nos finais de semana dos dias 19 e 20 e 26 e 27, ainda que em horário reduzido. No Grande Recife, os estabelecimentos poderão ficar abertos até as 18h, desde que iniciem as atividades a partir das 10h.

O Agreste, que estava com medidas restritivas mais severas, retomará suas atividades também nos dias de semana. Já as 35 cidades da Macrorregião 3, no Sertão, onde houve aumento na solicitação de leitos de UTI, entrarão em quarentena rígida a partir da próxima segunda-feira (14). Até o dia 20 de junho, nos municípios das Gerências Regionais de Saúde (Geres) VI, X e XI – com sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, respectivamente – só poderão funcionar, diariamente, as atividades permitidas no decreto.

A Macrorregião 4, que contempla a região do Vale do São Francisco e Araripe, permanece no esquema de funcionamento até 20h, de segunda a sexta, e até 18h nos finais de semana.

Balanço da covid-19 no Estado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (11), 3.715 casos da covid-19. Entre os novos casos confirmados, 208 (5,5%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 3.507 (94,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 515.544 casos confirmados da doença, sendo 47.101 graves e 468.443 leves.

A SES-PE também confirmou 87 óbitos, ocorridos entre 02/12/2020 e essa quinta-feira (10). Com isso, o Estado totaliza 16.701 mortes em decorrência do novo coronavírus.

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS