Após quatro meses de restrições, barraqueiros e ambulantes voltaram às praias do litoral de Pernambuco aos finais de semana. No entanto, com tempo nublado neste domingo (27), a Praia de Boa Viagem, no bairro de mesmo nome, na Zona Sul do Recife, teve uma movimentação moderada. A expectativa dos comerciantes é de continuidade da flexibilização, feita a partir da queda de indicadores da pandemia da covid-19 em Pernambuco. O decreto estadual deixou a cargo de cada prefeitura a regulamentação das atividades econômicas na faixa de areia.
A liberação aconteceu após uma série de protestos da classe, que, até então, só podia trabalhar nos dias de semana - o que para o comerciante Elcides Joaquim, de 29 anos, não era o suficiente para pagar as contas.
“Com a abertura da praia agora no final de semana melhorou muito para a gente. Foi um alívio. O movimento só dá final de semana mesmo, porque no dia de semana não estava dando para a gente se virar, não, porque muita gente trabalha e não vem para a praia”, disse.
- Recife publica novas regras para parques, praças e praias; veja detalhes
- Recife publica decreto sobre funcionamento de ciclofaixas, parques e praias; veja as regras
- Praia, cinema e shopping: Veja como ficam essas e outras atividades no 1° fim de semana de flexibilização em Pernambuco
- Apesar do tempo chuvoso, comércio de praia tem melhores expectativas para reabertura nos fins de semana
- Confira o movimento nas praias no primeiro fim de semana de comércio liberado no Grande Recife
O barraqueiro Ubirajara Ramos Barbosa, 53, pede que a medida seja estendida. “Espero que agora fiquemos em definitivo, porque os barraqueiros estão precisando, estão passando por situação difícil. Espero que não fechem mais as praias, a gente está tomando as precauções, álcool em gel, máscara, tudo, Vamos faturar mais, porque o final de semana é o mais importante. Durante a semana, a gente trabalha para pagar”, explicou.
O vendedor de caldinho Jeferson Tiago, 31, torce pelo mesmo. “É muito difícil sem um trabalho fixo, só dependendo da praia. Só dificuldade. Demos graças a Deus por ter voltado. Eu quero que permaneça essa praia maravilhosa [aberta] para todos nós. Também depende do pessoal chegar para comprar, para a gente levar para casa o sustento para nossos filhos”, contou.
O técnico em portaria remota Márcio Pereira Figueiredo, 39, foi um dos clientes que aproveitou a praia neste domingo após uma longa temporada sem ir. “Por causa dessa pandemia, já fazia tempo que a gente não vinha. Resolvi vir hoje para cá e estou achando bom. Trouxemos máscara para nos prevenir, e temos que nos resguardar ao máximo, também”, afirmou.
A flexibilização implementada no Estado na última segunda-feira (21), no entanto, possui pontos em comum para diversas cidades. Com ela, passaram a ser permitidas algumas atividades como o comércio de praia, esportes coletivos e o funcionamento de museus, cinemas e teatros.