Com a chegada do final de semana, é bom ficar atento ao que estabelece o decreto que oficializou a nova fase do Plano de Convivência com a Covid-19 em Pernambuco desde a segunda-feira (2). Segundo o documento, assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB), neste sábado (7) e domingo (8), bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e similares poderão fechar as portas ainda mais tarde, à meia-noite. Quem também ganha um novo horário a partir deste fim de semana são as atividades esportivas coletivas e individuais e os clubes sociais.
- Pernambuco registra menor patamar de casos graves de covid-19 desde março de 2020
- Pernambuco anuncia flexibilizações no plano de convivência com a covid-19. Veja detalhes
- Confira ponto a ponto o que muda com nova flexibilização anunciada pelo Governo de Pernambuco
- Associação Pernambucana de Shopping Centers elogia nova etapa da flexibilização, mas acredita que medidas poderiam ter sido ampliadas para o setor
- Recife abre vacinação para estudantes e pesquisadores que vão estudar no exterior
Já os eventos corporativos, que continuam com permissão de funcionamento até às 23h, poderão ser realizados para um público de até 200 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor. As colações de grau, aulas da saudade, cultos ecumênicos, cinemas, teatros e circos também poderão ampliar a capacidade para 300 pessoas, ou 50% do local, o que for menor. Além disso, cinemas e teatros, especificamente, poderão funcionar até a meia-noite, durante o final de semana.
Vale lembrar que as regras anunciadas pelo Governo de Pernambuco nessa quinta (5), com ainda mais flexibilizações, só começam a vigorar a partir da segunda-feira (9), portanto, as determinações válidas para os fins de semana só iniciam em 14 e 15 de agosto (veja no fim da matéria).
Comportamento preventivo
Na coletiva de imprensa da semana passada, a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, aproveitou para pedir mais conscientização da sociedade, neste momento de flexibilizações das atividades econômicas, e respeito dos frequentadores aos protocolos de saúde. "Por conta de relatos sobre casos de desrespeito aos protocolos nos bares e restaurantes, principalmente após a liberação da música ao vivo, faço um pedido para que todos se conscientizem, pois ainda não vencemos a guerra e os números da pandemia podem voltar a piorar", afirmou a secretária-executiva, reforçando que, apesar das medidas de flexibilização, os cuidados devem ser mantidos.
O secretário de Saúde, André Longo, complementou o aviso sobre a necessidade de a sociedade não deixar de lado um comportamento preventivo. "Apesar de estarmos dando passos à frente, os indicadores positivos ainda não nos permitem abdicar do cuidado. Esses indicadores são frutos de um esforço muito grande de toda a sociedade, que não podemos colocar em risco. Por isso, o uso correto da máscara, o distanciamento físico e os protocolos setoriais são o caminho para continuarmos avançando rumo a uma normalidade possível", disse.
Veja as regras em vigor até domingo (8)
Academias
50% da utilização dos aparelhos de cardio
Horário das 5h às 23h nos dias de semana e das 5h às 22h nos finais de semana e feriados
Atividades esportivas coletivas e individuais
Horário até a meia-noite
100 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor
Jogos de futebol profissional em estádios - sem público
Bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência
50% da capacidade do local
Horário até a meia-noite
Música ao vivo, com restrição de até três músicos e sem dancing
Shoppings centers e galerias comerciais
1 cliente a cada 5m² para área interna das lojas e 1 cliente a cada 10m² nas áreas de circulação
Horário até 22h todos os dias
Bares e restaurantes dos shoppings podem funcionar até a meia-noite
Clubes sociais
Horário até a meia-noite
Proibido saunas
Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico
300 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor
Horário até a meia-noite
Proibido alimentos, bebidas e música ao vivo
Cinema, teatro e circo
300 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor
Horário até a meia-noite
Museus e demais equipamentos culturais
1 visitante a cada 20m² nas áreas expositivas internas e 1 visitante a cada 10m² nas áreas expositivas externas
Horário de 9h às 22h todos os dias
Eventos corporativos
200 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor
Proibido música ao vivo
Horário até as 23h todos os dias
Eventos culturais
Permanecem vedados
Nova fase a partir de segunda (9)
Em coletiva realizada nessa quinta-feira (5), o Governo de Pernambuco anunciou uma série de flexibilizações das atividades econômicas, que começam a valer a partir da próxima segunda-feira (9). As medidas vão desde a ampliação do horário de funcionamento até o aumento do percentual de ocupação. A coletiva contou com a participação de André Longo, secretário de Saúde, e Ana Paula Vilaça, executiva de Desenvolvimento Econômico.
"A vacinação vem avançando e os números da covid-19 melhorando, graças a essa combinação o governo do Estado pode avançar com o plano de flexibilização das atividades sociais e econômicas. Diante disso, todas as atividades sociais e econômicas poderão funcionar até a meia noite, em qualquer dia da semana, assim como já acontece com bares e restaurantes", explica Ana Paula Vilaça.
Outra medida é a diminuição do distanciamento para um metro para atividades em que as pessoas usem máscara durante todo o tempo, como nas mesas de escritório, igreja, salão de beleza e outros. Também foi permitida a ampliação do percentual de ocupação para 70% em bares, restaurantes, salão de beleza, atividades de lazer e escolas, mas permanecendo o limite máximo de pessoas.
No caso dos eventos corporativos e sociais, fica autorizado o limite máximo de 300 pessoas para os eventos corporativos ou 70% da capacidade, o que for menor. E de 100 pessoas para os eventos sociais.
"Outra medida que foi discutida com o meio artístico foi o aumento no número de integrantes dos grupos musicais para até 5 pessoas. Mas estamos orientando os artistas e os bares restaurantes e casa de evento para evitar a dança, em que as pessoas ficam de pé. A pandemia ainda não acabou e precisamos continuar atentos aos protocolos de sanitários", observa Ana Paula Vilaça.
Questionados sobre a retomada de grandes eventos com público, tanto André Longo quanto Ana Paula Vilaça informaram que estão sendo discutidos protocolos juntos com os times de futebol, a Arena Pernambuco e produtores de evento. Ainda sem data para divulgação.
Entenda como fica a situação por setor:
1. Serviços de alimentação (bares, restaurantes e lanchonetes) - Vão poder avançar para 70% da capacidade do local. Vão funcionar, das 5h à meia-noite, em todo o Estado, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Vai poder ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Além disso, mesas com até dez pessoas.
2. Academias e similares - Vão poder funcionar em todo o Estado, das 5h à meia-noite, durante a semana, nos finais de semana e feriados. Com a permanência da capacidade de 50% nos aparelhos de cardio.
3. Feiras de negócios - Vão poder funcionar em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um cliente/visitante a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.
4. Shopping centers e galerias comerciais - Vão poder funcionar em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um cliente a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.
5. Eventos corporativos - Vão poder ser realizados em todo o Estado até à meia-noite. Já a capacidade subirá para 300 pessoas ou 70% do local, o que for menor.
Ex: Assembleias, capacitações, cursos, conferências, congressos, convenções, encontros, entrevistas, fóruns, painéis, palestras, reuniões, simpósios, seminários, solenidades, treinamentos, webinar e workshops.
6. Eventos sociais/Buffet - Vão poder funcionar em todo o Estado, das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade avança para 50% do local, mas mantendo 100 pessoas, o que for menor. Vai poder ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Ex: Aniversários, batizados, bodas, casamentos, festas infantis, formaturas e noivados.
7. Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico - Vão poder funcionar em todo o Estado, das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade permanece de 300 pessoas, mas avança para 70% do local, o que for menor. Vai poder ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Alimentos e bebidas também são permitidos.
8. Cinema, teatro e circo - Vão poder funcionar em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade permanece de 300 pessoas, mas avança para 70% do local, o que for menor.
9. Museus e demais equipamentos culturais - Vão poder funcionar em todo o Estado, das 9h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositiva internas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.
10. Clubes sociais - Vão poder funcionar em todo o Estado, das 5h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Vai poder ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança. Também continua proibido o funcionamento das saunas.
11. Atividades esportivas coletivas e individuais - Vão poder funcionar em todo o Estado, até à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Também vai poder ser permitida a presença de torcida até 100 pessoas em competições esportivas ou 50% da capacidade, o que for menor, com exceção do futebol profissional nos estádios. Além disso, poderá ser permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança. Continua vedada a realização de shows, inclusive em quadras, campos e academias.
12. Igrejas e templos religiosos - Avançam para 70% da capacidade, mantendo 300 pessoas, o que for menor.
13. Escritórios comerciais - Avançam para 70% de ocupação.