RELIGIÃO

Veja programação religiosa na Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão, dia da Via Sacra, coroa de espinhos e morte de Jesus

Para os cristãos, este dia representa o julgamento, condenação e morte do filho de Deus

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 14/04/2022 às 17:00 | Atualizado em 15/04/2022 às 8:24
Preparativos para as missas da semana santa na Igreja da Sé, em Olinda - ALEXANDRE AROIEIRA/JC IMAGEM

Nesta Sexta-Feira da Paixão, 15 de abril, igrejas vinculadas à Arquidiocese de Olinda e Recife realizam celebrações às 15h, horário que, segundo a Bíblia, Jesus Cristo morreu. Para os cristãos, este dia representa o julgamento, condenação e morte do filho de Deus.

As instituições convocam o rito do beijo na Cruz de Cristo. Não há consagração do pão e do vinho – mas sim a distribuição da reserva eucarística, quando as pessoas comungam as hóstias consagradas no dia anterior. No catolicismo, é um dia de oração e jejum.

O arcebispo dom Fernando Saburido presidirá celebração às 15h na igreja catedral, localizada no Alto da Sé, em Olinda.

Preparativos para as missas da semana santa na Igreja da Sé, em Olinda - ALEXANDRE AROIEIRA/JC IMAGEM
Preparativos para as missas da semana santa na Igreja da Sé, em Olinda - ALEXANDRE AROIEIRA/JC IMAGEM

Os protocolos de segurança contra o vírus respeitarão os decretos governamentais vigentes, segundo a assessoria de comunicação da organização. Um exemplo é a exigência do uso de máscara, que continua a ser exigido em locais fechados em todo o Estado.

Na catedral, os assentos serão demarcados para assegurar distanciamento social e serão disponibilizados totens com álcool 70 na entrada. Segundo o Padre João Bosco Lima, será permitida a entrada de pessoas para ficarem em pé, caso necessário.

Ao JC, o padre relata a "alegria" que está sentindo com a reabertura total da igreja para a Páscoa. "As pessoas estão com boa expectativa e dispostas. É um renascer de esperança, um desejo de continuar celebrando a vida e fortalecer a espiritualidade. Tenho ouvido das pessoas que passam por aqui palavras positivas e um sentimento de muita alegria. As pessoas acreditam no amanhã. Deus seja louvado por tudo isso!"

Saburido também comanda missas no sábado e domingo, às 19h e 9h, respectivamente, na Catedral da Sé.

Confira a programação completa

Quinta-Feira Santa (14/04):

Sexta-Feira da Paixão (15/04)

Sábado de Aleluia (16/04):

Domingo (17/04):

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS