RELIGIÃO

Semana Santa: a volta da Via Sacra ao Centro do Recife, caminhada realizada nesta Sexta-feira da Paixão

A procissão levou a imagem do Bom Jesus pela região central da cidade

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 15/04/2022 às 12:02 | Atualizado em 15/04/2022 às 12:19
VIA SACRA Fiéis da Matriz da Boa Vista, no Centro do Recife, saíram em procissão para relembrar os últimos passos de Cristo até a crucificação - WELINGTON LIMA/JC IMAGEM

Com informações do repórter Waldson Balbino, da TV Jornal

Fiéis da Matriz da Boa Vista, situada no bairro de mesmo nome, no Centro do Recife, saíram em caminhada nesta Sexta-feira Santa (15). A Via Sacra não era realizada há dois anos por causa da pandemia da covid-19.

A procissão levou a imagem do Bom Jesus pela região central da cidade. A cada parada, cânticos e orações eram feitos em cerimônia que relembra os últimos passos de Cristo até a crucificação.

Com a flexibilização das restrições sanitárias, o momento tornou-se ainda mais especial para os fiéis que puderam, mais uma vez, participar do momento.  

A aposentada Socorro Ferraz não conteve as lágrimas. Ela fez boa parte da caminhada segurando o andor que levava a imagem de Jesus. "Temos que agradecer muito mesmo", disse.

Via crucis aconteceu nesta manhã no Bairro da Boa Vista - WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Via crucis aconteceu nesta manhã no Bairro da Boa Vista - WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Via crucis aconteceu nesta manhã no Bairro da Boa Vista - WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Via crucis aconteceu nesta manhã no Bairro da Boa Vista - WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Via crucis aconteceu nesta manhã no Bairro da Boa Vista - WELINGTON LIMA/JC IMAGEM

A procissão teve 14 paradas. Cada estação tinha um significado. A quarta, por exemplo, representava o encontro de Maria com Jesus

"É o encontro da mãe com o filho e de todas as mães que buscam seus filhos. O encontro de uma sociedade com seu povo, que sofre hoje da mesma situação de exclusão e violência", pontuou o padre Cícero Alberes.

A última estação da Via Crucis foi em frente à Igreja de Santa Cruz. A terapeuta ocupacional Jane Gonçalves ressaltou a alegria em poder voltar à cerimônia. "Só o poder de Deus para poder retornarmos. Muita fé e reza para acabar essa guerra", disse ela, referindo-se à pandemia.

Programação para a Sexta da Paixão

Nesta Sexta-Feira da Paixão, 15 de abril, igrejas vinculadas à Arquidiocese de Olinda e Recife realizam celebrações às 15h, horário que, segundo a Bíblia, Jesus Cristo morreu. Para os cristãos, este dia representa o julgamento, condenação e morte do filho de Deus.

As instituições convocam o rito do beijo na Cruz de Cristo. Não há consagração do pão e do vinho – mas sim a distribuição da reserva eucarística, quando as pessoas comungam as hóstias consagradas no dia anterior. No catolicismo, é um dia de oração e jejum.

O arcebispo dom Fernando Saburido presidirá celebração às 15h na igreja catedral, localizada no Alto da Sé, em Olinda.

Preparativos para as missas da semana santa na Igreja da Sé, em Olinda - ALEXANDRE AROIEIRA/JC IMAGEM
Preparativos para as missas da semana santa na Igreja da Sé, em Olinda - ALEXANDRE AROIEIRA/JC IMAGEM

Os protocolos de segurança contra o vírus respeitarão os decretos governamentais vigentes, segundo a assessoria de comunicação da organização. Um exemplo é a exigência do uso de máscara, que continua a ser exigido em locais fechados em todo o Estado.

Na catedral, os assentos serão demarcados para assegurar distanciamento social e serão disponibilizados totens com álcool 70 na entrada. Segundo o padre João Bosco Lima, será permitida a entrada de pessoas para ficarem em pé, caso necessário.

Ao JC, o padre relata a "alegria" que está sentindo com a reabertura total da igreja para a Páscoa. "As pessoas estão com boa expectativa e dispostas. É um renascer de esperança, um desejo de continuar celebrando a vida e fortalecer a espiritualidade. Tenho ouvido das pessoas que passam por aqui palavras positivas e um sentimento de muita alegria. As pessoas acreditam no amanhã. Deus seja louvado por tudo isso!"

Saburido também comanda missas no sábado e domingo, às 19h e 9h, respectivamente, na Catedral da Sé.

Confira a programação completa

Quinta-Feira Santa (14/04):

Sexta-Feira da Paixão (15/04)

Sábado de Aleluia (16/04):

Domingo (17/04):

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS