Na manhã deste sábado (3), o candidato a prefeito do Recife Mendonça Filho (DEM) saiu em defesa dos pequenos comerciantes durante agenda no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, onde estava acompanhado da candidata a vice-prefeita Priscila Krause (DEM), que é deputada estadual. Mendonça está em situação de empate técnico com o também candidato João Campos (PSB), de acordo com a Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, na qual ele tem 19% das intenções de voto, enquanto o seu adversário está na frente numericamente, com 23%. A margem de erro das pesquisas é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Nas conversas com os comerciantes, os candidatos ouviram queixas sobre fiscalização rígida por parte da Prefeitura do Recife. "A prefeitura não pode agir com tanto rigor e prejudicar as pequenas atividades econômicas. Na nossa gestão, os trabalhadores desse segmento serão tratados com respeito, pois também sustentam nossa economia", pontuou Mendonça.
>> CTTU bateu recorde de arrecadação com multas no Recife em 2019
Segundo o candidato, os mototaxistas da região também queixaram-se da atuação dos agentes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). Ele citou os números da arrecadação da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) que saltou de R$ 69 milhões em 2018 para R$ 98 milhões no ano de 2019, e reafirmou sua promessa de que vai acabar com o que chama de "indústria da multa", caso seja eleito.
>> 'Recife se tornou a capital brasileira da indústria da multa', diz Mendonça Filho
“Vou acabar com essa indústria da multa que só faz punir, aumentar a arrecadação que já é enorme e não traz nenhum benefício para a população, que já paga impostos muito elevados, como o IPVA”, pontuou.
O candidato também inaugurou o seu comitê neste sábado (3). A agenda segue a noite com reuniões no Alto do Mandú às 19h e no Alto José do Pinheiro, ás 20h, ambos na Zona Norte da capital pernambucana.
No domingo (4), às 10h, o candidato vai ao Mercado de Afogados, na Zona Oeste.