Mendonça explora passagem pelo Ministério da Educação para se destacar entre os seus adversários

No Instagram, o democrata tem divulgado ações que desenvolveu quando auxiliou o ex-presidente Michel Temer (MDB) chefiando a pasta
JC
Publicado em 22/10/2020 às 14:50
Mendonça Filho, candidato a prefeito do Recife Foto: GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO


. - Eleições 2020

Estratégia que tem adotado desde o início da campanha, Mendonça Filho (DEM), candidato a prefeito do Recife, vem intensificando nas últimas semanas a divulgação da sua experiência política - principalmente como ministro da Educação - nas suas redes sociais e em entrevistas e sabatinas. A ação, feita sobretudo através do Instagram, é uma das maneiras que o democrata encontrou para se destacar entre os demais postulantes ao cargo, principalmente o deputado federal João Campos (PSB), que ocupa hoje o seu primeiro cargo eletivo e possui 33% das intenções de voto na capital, de acordo com a segunda rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo. Mendonça, por sua vez, foi lembrado por 18% dos entrevistados no mesmo levantamento.

Nesta quinta-feira (22), por exemplo, Mendonça publicou em seu feed uma série de fotos no dia da reinauguração do Edificio Ulisses Pernambucano, sede da Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, para rememorar que foi na sua gestão enquanto ministro da Educação (2016-2018) que o Cinema da Fundação passou pela última reforma.

"A cultura pernambucana contou com total apoio na nossa gestão no Ministério da Educação. Na estrutura de cinemas ligada ao MEC, encontramos em 2016 duas salas de exibição fechadas, o Cinema da Fundação e o Cinema da UFPE . Em menos de dois anos, garantimos ao público a abertura das duas salas e criamos a Cinemateca Pernambucana, instalada na sede da Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte. Inaugurada em 2018, por iniciativa do MEC em parceria com a Fundaj, a TV Escola e a Universidade Federal de Pernambuco, a Cinemateca Pernambucana veio para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva do audiovisual no Estado", escreveu o candidato, ao lado das hashtags #MendonçaFez #Mendonça25 e #PrefeitoDeVerdade.

>> Armando defende experiência de Mendonça para assumir o Recife e alfineta: "prefeitura não é plataforma de estágio"

>> ''Eu quero que o Recife possa se abrir para parcerias com o governo Bolsonaro'', diz Mendonça filho durante convenção do DEM

>> Aliados e analistas aprovam escolha de Priscila Krause para a vice de Mendonça Filho no Recife

>> Mendonça Filho diz que vai zerar filas para a realização de consultas e exames médicos no Recife

>> ''A segurança pública é um problema que não pode ser negligenciado pelos prefeitos'', diz Mendonça

No último sábado (17), em outro post, Mendonça explicou aos seus seguidores do que se trata o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), e afirmou ter sido o responsável por, em 2017, instituir a liberação dessas verbas aos Estados e municípios mês a mês, diferentemente do que ocorria anteriormente. "Ser ministro da educação significa ter responsabilidade com alunos e professores. Durante minha gestão no MEC, aprovei uma medida para antecipar a complementação do Fundeb, que nos governos do PT era pago em abril do ano seguinte. A partir de 2017, o repasse passou a ser feito todo mês, garantindo aos estados e municípios a tranquilidade para pagar seus docentes em dia", detalhou.

ADVERSÁRIOS

Dos 11 candidatos a prefeito do Recife, Mendonça é o único com passagens pela chefia do Poder Executivo estadual (de 1999 a 2006, quando ocupou os cargos de governador e vice-governador de Pernambuco) e pelo governo federal (Ministério da Educação). Apesar disso, não é possível afirmar que os adversários do democrata são novatos na política.

Há dois anos na Câmara dos deputados, antes de assumir o mandato João Campos, por exemplo, passou cerca de dois anos como chefe de gabinete do governador Paulo Câmara (PSB). Marília Arraes (PT), por sua vez, foi vereadora por três mandatos, chefiou secretarias nas gestões do ex-governador Eduardo Campos (PSB) e do prefeito Geraldo Julio (PSB) e exerce seu primeiro mandato de deputada federal.

Coronel Feitosa (PSC) e Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) acumulam experiência parlamentar e passagens pelo Executivo como auxiliares de gestão.

TAGS
EleiçõesSJCC Eleições 2020 Mendonça Filho
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory