O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) vai funcionar normalmente no segunda (15), terça (16) e quarta-feira (17) de Carnaval, cuja festa foi suspensa em Pernambuco em razão da pandemia da covid-19. O governo estadual suspendeu o ponto facultativo nas repartições públicas do estado durante o período e, ainda que cada município tenha autonomia para fazer a suspensão ou não, a maioria deles onde há normalmente festividades também já anunciou que vai manter expediente normal.
>> Veja as cidades que cancelaram o ponto facultativo do Carnaval 2021 em Pernambuco
>> Sem feriado de Carnaval, Pernambuco perderá R$ 500 milhões em fevereiro
A Portaria que institui o expediente regular (nº 78/2021) foi assinada pelo presidente do TRE-PE, o desembargador Frederico Neves. Entre outros pontos, ele considera que "o agravamento da pandemia recomenda a adoção de medidas excepcionais e a convergência de ações, no âmbito de todos os Poderes, que contribuam com a não disseminação da doença", ainda que a Lei nº 5.010/1966 estabeleça a segunda e a terça-feira de Carnaval como feriados para a Justiça Federal.
- Sem feriado de Carnaval, Pernambuco perderá R$ 500 milhões em fevereiro
- Ministério do Turismo aposta em medidas de 2020 para amenizar impactos do cancelamento do Carnaval deste ano
- Ministro do Turismo diz que Bolsonaro manterá ponto facultativo na terça-feira de Carnaval 2021
- Prefeitura de Bezerros mantém ponto facultativo na cidade durante o Carnaval
- Ponto facultativo do Carnaval está suspenso em Olinda e Jaboatão dos Guararapes
Atendimento remoto
Todos os atendimentos presenciais do TRE-PE estão suspensos desde o dia 17 de março, para evitar aglomerações e garantir o isolamento social recomendado pelas autoridades médicas para o combate coronavírus. Portanto, os serviços dos cartórios, centrais, parte dos postos de atendimento e parte das sede do TRE-PE, seguem funcionando de forma remota.
De acordo com o TRE-PE, não haverá prejuízo ao eleitor, que pode solicitar qualquer serviço da Justiça Eleitoral por meio do site www.tre-pe.jus.br.