SUPREMO

Plenário do STF decide na quarta-feira sobre liberação de missas e cultos presenciais

No sábado (3), o ministro Kassio Nunes Marques liberou a realização de cultos e missas em todo o País. Nesta segunda-feira (5), Gilmar Mendes negou pedidos para derrubar decreto do governo de São Paulo que vetou atividades religiosas coletivas presenciais. Agora, caberá ao plenário do tribunal resolver a questão

Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 05/04/2021 às 23:42 | Atualizado em 05/04/2021 às 23:47
Catedral da Sé, em Olinda, de portas fechadas e sem a presença de fiéis durante a pandemia - BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

Supremo Tribunal Federal (STF) debate nesta quarta-feira (7), às 14h, a liberação de missas e cultos presenciais durante a pandemia. O presidente da Corte, ministro Luiz Fux decidiu levar a questão ao plenário logo depois do ministro Gilmar Mendes negar a permissão para a celebração das cerimônias no estado de São Paulo. No sábado (3), o ministro Nunes Marques tinha determinado em caráter liminar que estados, municípios e Distrito Federal não podiam editar normas de combate à pandemia que proíbam completamente celebrações religiosas presenciais.

>> Liberação de cultos e missas incomoda ministros do STF; Kalil e Cidadania tentam derrubar medida

>> Ministro do STF decide autorizar cultos e celebrações religiosas em todo o Brasil

Nesta segunda (5) Gilmar negou pedido feito pelo Conselho Nacional de Pastores do Brasil (CNPB) solicitando permissão para a celebração de cerimônias religiosas no estado de São Paulo. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), havia proibido a realização de missas e cultos em todo o estado.

No último sábado (3), o ministro Nunes Marques tinha determinado, em caráter liminar (provisório), que estados, municípios e Distrito Federal não podiam editar normas de combate à pandemia que proíbam completamente celebrações religiosas presenciais. Em sua decisão, além de liberar a prática religiosa em templos, Nunes Marques também determinou que seria necessário que medidas sanitárias fossem respeitadas, como: limitação da ocupação a 25% da capacidade do total; distanciamento entre os assentos; realização das celebrações em espaço arejado, com janelas e portas abertas sempre que possível; uso obrigatório de máscaras e a disponibilização de álcool em gel nas entradas.

Gilmar Mendes argumentou que estamos no auge da pandemia e que por este motivo devem ser adotadas medidas para preservar a saúde e a vida das pessoas. O ministro ainda chamou a atenção para o registro diário de mortes, que tem passado de 3 mil, além da alta demanda e as filas por vagas nas UTIs. Gilmar entendeu que cabe ao Poder Executivo, e não à Justiça, decidir sobre o que abre e fecha.

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS