Eleito com apoio de uma ampla frente partidária, formada por 12 legendas, o prefeito do Recife João Campos (PSB) tem contemplado em sua administração nomes que concorreram às eleições municipais de 2020, mas não obtiveram sucesso nas urnas. É o caso da nomeação de dois ex-candidatos a vereador do Recife, nomeados para cargos comissionados, conforme consta no Diário Oficial do Município, dessa quinta-feira (29), segundo informações do Blog de Jamildo.
Os cargos foram ocupados dentro da estrutura da Secretaria de Governo e Participação Social, chefiada pelo vereador licenciado Carlos Muniz (PSB). A primeira nomeação foi do ex-candidato do PROS, Ivo Irineu Bispo, conhecido como Ivo do Armazém, que agora será Assessor de Monitoramento. Outro ex-candidato nomeado foi Edmilson Marques Ribeiro, que exercerá o cargo de Assistente Técnico. Edmilson disputou as eleições de 2020 para vereador do Recife pelo partido Avante e também não foi eleito.
Para o secretário de Governo, Carlos Muniz, as nomeações ocorrem por dois critérios: técnico e político. Ele afirma também que essa movimentação é natural das gestões municipais. “Você avalia o critério técnico, porque algumas pessoas tem relação com determinado segmento, tem afinidade com aquela área específica da cidade. E o critério político, porque é importante que na gestão existam aqueles que possam atuar como mediadores, que tenham uma análise mais precisa em determinada área do Recife para traduzir as necessidades da cidade. Então é um movimento que alia a representatividade com o perfil político e técnico”, afirmou o auxiliar.
- João Campos anuncia contratação de mais 60 médicos para reforçar o enfrentamento à covid-19 no Recife
- Miguel Coelho se aproxima do PDT e endurece o tom contra Paulo Câmara e João Campos
- Estado não tem coragem de peitar João Campos, diz Miguel Coelho sobre vacinação no Recife
- João Campos tem sido comparado ao "João Vacinador" criado por João Doria pra faturar politicamente com a vacina
- Secretário de Saúde de Pernambuco fala que não pode "punir a eficiência do Recife" de João Campos
- Em entrevista à coluna, Armando Monteiro elogia João Campos e faz críticas a Geraldo Julio e Paulo Câmara
- No Dia do Trabalhador, João Campos anuncia agência de trabalho digital e novas vagas do Crédito Popular
- Após sair do BBB, Gil do Vigor recebe apoio de João Campos: "Sigo torcendo por ele''
Além de acomodar aliados, o prefeito do Recife também nomeou candidatos do seu partido, como a ex-secretária de Juventude do Recife na gestão de Geraldo Julio, Camila Barros, para o cargo de Gerente de Captação de Recursos, da Assessoria Especial e Representação Institucional. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Recife deste sábado (24) e é retroativa a 1º de março.
O ex-vereador do PSB, Augusto Carreras, também assumirá um cargo comissionado na gestão de João Campos. Segundo o Blog de Jamildo, a nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município do Recife do dia 22 de abril e é retroativa a 1º de abril. Augusto Carreras vai exercer o cargo de Secretário Executivo de Articulação, da Assessoria Especial e Representação Institucional. Irmão do deputado federal Felipe Carreras, também do PSB, Augusto Carreras foi vereador do Recife por quatro mandatos, entre 2005 e 2020. Em três eleições ele foi eleito pelo PV e, em 2016, disputou pelo PSB.
Outro ex-candidato à Câmara Municipal, mas desta vez tendo disputado na cidade de Condado, que agora será Assistente Técnico da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento do Recife, se chama Célio Andrade de Araújo. Ele é filiado ao PSB e já havia tentando se eleger em 2016, 2012, 2008 e em 2004 pelo partido PMN. Quem também tentou se eleger vereador em outros pleitos, não só o de 2020, foi o novo Gestor do Sítio da Trindade, Nélio Fernando da Fonseca Aguiar, cujo cargo em comissão é de livre nomeação, da Fundação de Cultura do Recife.