Na madrugada desta quarta-feira (16), um dos principais cotados para disputar a presidência da República em 2022, o apresentador Luciano Huck, afirmou que renovou o seu contrato com a Rede Globo neste mês de junho e que, por isso, não pensa em ir às urnas. A declaração do global, dada ao jornalista Pedro Bial, surge no mesmo dia em que, pela primeira vez, lideranças de centro marcaram para se encontrar presencialmente, em Brasília, para tratar sobre o pleito do próximo ano.
Teriam sido convidados para o encontro os presidentes do PDT, PSDB, DEM, SD, Podemos, Cidadania, PV, Novo e PSL, legendas que buscam alternativas para a polarização existente entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT). Segundo um levantamento realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo, esses partidos, juntos, já lançaram publicamente 15 pré-candidatos. Apesar de haver certo consenso entre as agremiações de que o bloco dificilmente sairá reunido em torno de apenas uma candidatura, eles estariam buscando uma espécie de pré-aliança em torno de um programa de ação comum.
>> O que é preciso para uma terceira via na eleição de 2022
>> 'PSDB deve lançar candidato e o apoiarei', reforça Fernando Henrique Cardoso após almoço com Lula
>> Luciano Huck confirma substituição de Faustão em 2022
Confira, abaixo, os nomes relacionados pelo Estadão como possíveis "terceiras vias" nas eleições de 2022. De acordo com o jornal, o nome do ex-ministro Sergio Moro não está na lista porque, apesar de ainda não ter falado sobre isso, nos bastidores comenta-se que ele estaria "fora do tabuleiro".
PDT
Ciro Gomes (ex-ministro e ex-governador do Ceará)
DEM
Luiz Henrique Mandetta (médico e ex-ministro da Saúde)
Rodrigo Pacheco (presidente do Senado)
PSDB
João Doria (governador de São Paulo)
Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul)
Tasso Jereissati (senador pelo Ceará)
Arthur Virgílio (ex-prefeito de Manaus-AM)
MDB
Simone Tebet (senadora pelo Mato Grosso do Sul)
Michel Temer (ex-presidente)
PSD
Alexandre Kalil (prefeito de Belo Horizonte)
Otto Alencar (senador pela Bahia)
Ratinho Jr. (governador do Paraná)
Fabio Trad (deputado federal pelo Mato Grosso do Sul)
André de Paula (deputado federal por Pernambuco)
Antonio Anastasia (senador por Minas Gerais)
Novo
A sigla lançou recentemente o nome de João Amoêdo para a disputa, mas ele desistiu da pré-candidatura devido a uma disputa interna na agremiação. De acordo com o Estadão, uma parte do partido defendia o nome do deputado Thiago Mitraud, de Minas Gerais.