A nova rede social capitaneada pelo conselheiro do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, Jason Miller, a GETTR, foi lançada nesse domingo (4). Trata-se de uma plataforma com o formato semelhante ao do Twitter, de compartilhamento de postagens curtas com textos de até 777 caracteres, fotos e vídeos de até três minutos.
O aplicativo está disponível para android e iOS. Nas lojas de aplicativo da Apple Store e no Google Play Store, a GETTR é definida como ""uma rede social não tendenciosa para pessoas de todo o mundo". A nova rede é uma alternativa para os apoiadores de Donald Trump e no Brasil está recebendo os aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
- Twitter e Facebook bloqueiam contas de Donald Trump temporariamente
- Twitter bloqueia interação com mensagens de Trump por 'risco de violência'
O Twitter suspendeu definitivamente a conta de Trump em janeiro deste ano por risco de incitamento à violência, por ter feito postagens em apoio à invasão do capitólio no dia 6 daquele mês. Na ocasião, extremistas apoiadores de Trump invadiram o Congresso do EUA para impedir a confirmação da eleição de Joe Biden como presidente. Ele também foi suspenso do Facebook e do Instagram pelo menos até 2023.
No primeiro dia de lançamento, o GETTR registrou 500 mil cadastros de perfis, e também acabou sendo hackeado. Quem deu a informação foi o próprio Jason Miller, que informou posteriormente que o problema havia sido sanado.
- Ouça: gravações de ex-cunhada de Bolsonaro indicam possível envolvimento do presidente em esquema de rachadinhas, mostra UOL
- Avaliação negativa do governo Bolsonaro é de 48,2%, aponta pesquisa
- Pesquisa CNT: 48,2% consideram governo Bolsonaro ruim ou péssimo
- Lula lidera corrida presidencial com 41,3% das intenções de voto, diz pesquisa. Bolsonaro tem 26,6%
- Partido Novo se posiciona a favor de impeachment de Bolsonaro
Bolsonaristas
O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) falou sobre o lançamento da nova rede social e pediu para que as pessoas seguissem o seu perfil, que nesta segunda-feira (5) estava com 50.710 seguidores. classificou a GETTR como "mais uma rede em defesa da liberdade".