Fusão

Presidente do PSB mostra irritação com interesse de Lula em fusão com PCdoB

O ex-presidente Lula tem defendido a fusão entre os partidos, porque pode garantir palanques para sua candidatura em alguns estados, como o do Rio Grande do Sul

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 30/07/2021 às 16:22 | Atualizado em 30/07/2021 às 16:22
"Se Lula quer apoio do PSB não devia interferir para fusão com PCdoB", diz presidente do partido
"Se Lula quer apoio do PSB não devia interferir para fusão com PCdoB", diz presidente do partido - HUMBERTO PRADERA /DIVULGAÇÃO

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, negou a existência de negociações com o PCdoB para uma possível fusão. O dirigente também se mostrou incomodado com a intromissão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste tema, por o petista acreditar que a fusão poderia beneficiar sua candidatura, garantindo alguns palanques, como por exemplo, no Rio Grande do Sul, com a ex-candidata a vice-presidente em 2018, Manuela D'Ávilla, atualmente no PCdoB.

"Não existem conversas para fundir o PSB com o PCdoB, e se o Lula quer o nosso apoio mesmo não deveria se imiscuir neste assunto — que não pertence ao PT e muito menos a ele, Lula.", disparou Carlos Siqueira, em publicação no Twitter.

 

 

A leitura que se faz, segundo análise da coluna Cena Política do JC, é que a fusão poderia ajudar o líder petista a resolver quem seria seu candidato a vice na chapa para 2022. Ao escolher um nome do grupo PSB-PCdoB, Lula poderia satisfazer os dois partidos. A discussão pela fusão do PCdoB não é nova e em 2018, a legenda quase foi extinta diante do seu desempenho nas urnas. De acordo com a clausula de barreira para as próximas eleições, os partidos precisam atingir pelo menos 2% dos votos válidos  no pleito da Câmara dos Deputados. 

Assim como Carlos Siqueira nega que a existência desse diálogo dentro do PSB, a vice-governadora e presidente nacional do PCdoB, também nega a possibilidade de fusão entre as siglas. Ela defende a federação partidária como alternativa de sobrevivência. No início de julho, Luciana esteve com o ex-presidente Lula, em Brasília, e o próprio petista reiterou seu apoio ao modelo federativo. "O PCdoB sempre terá minha solidariedade por sua luta na defesa do povo brasileiro", disse Lula ao registrar o encontro. 


 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS