O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pousou em terras pernambucanas por volta das 14h40 desta sexta-feira (3), na Base Aérea do Recife, no bairro do Jordão, Zona Sul da cidade. Antes, pela manhã, ele passou pela Bahia horas antes de vir a Pernambuco, para formalizar contrato de concessão de um trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), em Tanhaçu.
No local, vários aliados o recepcionaram. Estavam presentes os deputados estaduais Alberto Feitosa (PSC), Clarissa Tércio (PSC) e Romero Sales Filho (PTB), o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e o vereador do Recife Júnior Tércio (Podemos). O presidente estadual do PTB, Coronel Meira, e D. Paulo Garcia, arcebispo e primaz da Igreja Episcopal Carismática do Brasil, que recentemente fez críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante um culto na Catedral da Trindade, no Recife, também estavam no local.
Assim que chegou à capital pernambucana, o presidente foi encontrar-se com seus apoiadores, gerando grande aglomeração. O presidente, a primeira-dama Michele Bolsonaro, e grande parte da sua comitiva não usavam máscaras. Durante live realizada no perfil do deputado Alberto Feitosa, o ministro da Cidadania, João Roma, afirmou que a recepção "mostra a popularidade do presidente".
Depois de falar com um grupo de eleitores, o presidente passou pelo restante das pessoas que o esperavam em um carro com as portas traseiras abertas, em pé em uma delas.
De lá, Bolsonaro deve seguir para seu primeiro compromisso com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Eles visitarão uma ação social, às 14h30, com apresentação da Orquestra Cidadã do Recife, no 7º Depósito de Suprimentos do Exército, no Cabanga. Às 15h30, o presidente terá um encontro com empresários no Mar Hotel Recife, em Boa Viagem.
- Sem máscara, Bolsonaro chega à Bahia para formalizar concessão; Pernambuco é a próxima parada
- Aliados e apoiadores se concentram à espera de Bolsonaro em base aérea do Recife
- Presidente Bolsonaro participa da assinatura de concessão da ferrovia na Bahia
- Bolsonaro: 7 de setembro será 'ultimato para duas pessoas que precisam entender seu lugar'
- Ex-assessor de Flávio implica família Bolsonaro em 'rachadinhas' e outros crimes
- Acompanhe a apresentação da Orquestra Criança Cidadã em evento no Recife, que conta com a presença de Michelle e Jair Bolsonaro
- Na Bahia, Bolsonaro volta a ameaçar jogo 'fora das 4 linhas da Constituição'
Durante a noite, o presidente participa da cerimônia de passagem de cargo do Novo Comandante Militar do Nordeste, do General Marco Antônio Freire Gomes para o General Richard Fernandez Nunes. O evento está marcado para as 20h, na sede do Comando Militar do Nordeste, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife.
Por nota, a Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Nordeste (CMNE) informou que a solenidade será restrita apenas aos convidados - ou seja, fechada à imprensa - por razões sanitárias relativas à covid-19. "O acesso será permitido, estritamente, aos convidados autorizados pelo Comando", disse.
O ministro Gilson Machado publicou, em suas redes sociais, um vídeo dentro avião presidencial ao lado de Jair Bolsonaro, de outras autoridades e do pastor Silas Malafaia, que confirmou presença na motociata a ser realizada no Agreste do Estado, neste sábado (3). Na peça, Gilson afirma que o grupo está viajando à Bahia para, em seguida, vir a Pernambuco. Confira: