Anderson Ferreira (PL) e Marília Arraes (SD), candidatos ao Governo de Pernambuco, não comparecerão a mais um debate promovido por veículos de comunicação do Estado. Desta vez, a falta dos postulantes será registrada no primeiro debate para a televisão da corrida eleitoral de 2022, promovido pelo Diario de Pernambuco, TV Nova Nordeste, Rádio Clube 720AM e Rádio Cultura do Nordeste, em parceria com Stampa Midia Exterior e Associação de Imprensa de Pernambuco.
O programa vai ao ar a partir das 21h30, nesta quinta-feira (1º). De acordo com os organizadores do evento, entre os candidatos com melhor desempenho nas últimas pesquisas de intenção de voto, apenas Anderson e Marília disseram que não vão participar do debate.
No início do mês de agosto, o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e a deputada federal já haviam desistido de participar de um debate, organizado pela Rádio Cidade de Caruaru. Diante do recuo dos candidatos, a emissora inclusive cancelou o programa.
- PT "passou recibo" e ficou preocupado com protagonismo de Simone Tebet em debate
- Raquel Lyra chama Marília Arraes para o debate: 'vamos dar a oportunidade ao povo de conhecer as nossas ideias'
- DEBATE GOVERNADOR PERNAMBUCO: saiba como assistir ao vivo o primeiro debate para a TV com os candidatos do Estado
- Danilo Cabral provoca adversários que não participam de debates
De lá para cá, a ausência dos postulantes em debates e sabatinas tem gerado críticas de adversários. "Já tem candidata e candidato querendo se esconder para não falar das ideias para tirar Pernambuco do atraso, do desemprego, da fome", disse Miguel Coelho (União Brasil), após o incidente com a Rádio Cidade.
Nesta semana, Raquel Lyra (PSDB) desafiou Marília para uma troca de ideias, visto que a deputada também não compareceu ao debate da Rádio Liberdade, realizado no último dia 26.
"Somos as duas únicas mulheres candidatas ao governo. Podemos fazer história debatendo propostas pra transformar pra melhor a vida dos pernambucanos. Fiquei surpresa com sua ausência no debate de Caruaru. Creio, que assim como eu, muitos eleitores esperavam que você estivesse lá pra debater os problemas do nosso Estado, levando a mensagem de que Pernambuco tem jeito, que Pernambuco vai mudar. E vai mudar pelas mãos de uma mulher", frisou Raquel.
Hoje, Danilo Cabral (PSB) mais uma vez provocou candidatos que não participam de debates. "(A ausência dos postulantes) Mostra um despreparo de alguém que parece ter medo de debater ou não tem consistência para o debate, ou até mesmo um ato de soberba e arrogância, de achar que está acima dos outros", cravou o socialista.
Procuradas pelo JC, as assessorias de imprensa de Anderson e Marília disseram que eles não poderão participar do debate porque já tinham outros compromissos agendados para a data.
"Em comunicado enviado à Rádio Cultura do Nordeste na última segunda-feira (1), Anderson informou sobre a impossibilidade de comparecer ao debate devido à incompatibilidade entre compromissos agendados anteriormente, e lembrou que, há uma semana, em Caruaru, realizou o centésimo debate junto à população, reiterando o compromisso de discutir as prioridades do Estado. Ele se colocou à disposição para um novo encontro", declarou a equipe do liberal.
A assessoria de Marília, por sua vez, declarou que "a candidata já havia informado, desde o momento do convite, que não havia possibilidade de participação em função de choque de agenda com compromissos previamente assumidos".
Segundo a última atualização do agregador de pesquisas JC/ODDSPOINTER, Marília segue liderando a disputa deste ano, com 32,9% das intenções de voto. Anderson disputa a segunda colocação, totalizando 10,9% das menções. Confira abaixo a evolução dos candidatos: