A pandemia provocada pelo novo coronavírus no Brasil, ainda em ritmo crescente, está prestes a alcançar mais uma marca histórica e dolorosa para o País: 150 mil mortes por covid-19. De acordo com os dados atualizados pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (09), o Brasil contabilizou mais 682 óbitos provocados pela doença. Desde o início da pandemia, 149.639 casos acabaram em morte.
>> Idoso cumpre meta pessoal e percorre 2.020 km em casa durante pandemia
A Saúde também reportou novos 27.444 casos de covid. Agora, o Brasil tem 5.055.888 pessoas contaminadas pelo vírus. A quantidade de pacientes curados é referente a 87,7% do total de infectados, ou seja, 4.433.595 pessoas estão recuperadas.
Outros 472.654 casos de infecção ainda seguem sob acompanhamento médico. Esse número representa 9,3% do universo de contaminados pela covid. Ainda segundo o Ministério da Saúde, 2.310 casos seguem em investigação no País.
O 13º Estado brasileiro mais afetado pela pandemia em número de casos, Pernambuco, registrou média móvel em estabilidade nos casos e queda nas mortes por covid, nesta sexta (09). O Estado, que registrou 678 novos casos hoje, totaliza 152.414 pessoas contaminadas pelo vírus. Também, com novas dez mortes anunciadas nesta sexta, o Pernambuco tem 8.397 óbitos por coronavírus
>> Veja quais bairros do Recife registram mais casos de coronavírus até agora
» Saiba tudo sobre o novo coronavírus
» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?
» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus
» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus
» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus
» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais
» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.