fake

Facebook tem cerca de 346 perfis falsos de Lázaro Barbosa, o serial killer do DF

Além disso, já há uma página na Wikipédia que relata o caso

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 18/06/2021 às 11:10 | Atualizado em 18/06/2021 às 11:47
Notícia
X

Com informações do Correio Braziliense

Desde o início da semana, o caso Lázaro Barbosa, de 32 anos, conhecido como 'serial killer do DF' tem tomado grande notoriedade em todo Brasil. Com isso, várias notícias e informações falsas sobre o homem têm surgido constantemente. Só no Facebook, por exemplo, existiam 346 perfis falsos com nome, sobrenome e foto do foragido até a noite dessa quinta-feira (17).

Nos perfis espalhados pela rede social, os usuários colocam uma foto divulgada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que foi tirada quando o homem foi preso há alguns anos. Além disso, os usuários usam a criatividade e colocam informações pessoais como "trabalha na empresa serial killer", "mora em Mato", e outras.

Lázaro está sendo procurado desde a semana passada, quando matou quatro pessoas de uma mesma família no Distrito Federal. Desde então, em uma fuga cinematográfica, que envolve invasão de chácaras, reféns e troca de tiros com a polícia, o homem entrou dentro de uma mata e está foragido. Mais de 200 policiais do Distrito Federal e Goiás tentam capturar o homem.

Algumas das contas que apareceram durante a pesquisa rápida no Facebook também enviam solicitação de amizade para outros usuários. Um dos perfis registra mais 270 amigos.

Wikipédia

Se engana quem pensa que informações sobre Lázaro estão apenas nas redes sociais. O caso da procura pelo foragido já está presente na Wikipédia Brasil, enciclopédia online mantida por qualquer pessoa que deseja registrar um fato ou evento sobre alguém.

Adicionada na terça-feira (15), a página de Lázaro tem sido atualizada diariamente. Sem autoria definida, o texto tem informações baseadas em 33 fontes, todas de veículos de comunicação. No entanto, ainda assim, a página conta com informações que não são verdadeiras.

Perseguição a Lázaro Barbosa entra no décimo dia

A perseguição a Lázaro Barbosa entrou no décimo dia nesta sexta-feira (18). Conhecido como "serial killer do DF", o homem é suspeito de matar quatro pessoas de uma mesma família, em Ceilândia. Mais de 200 policiais participam da operação, que se concentra em Cocalzinho de Goiás (GO), no meio do caminho entre Brasília e Goiânia.

O secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO), Rodney Rocha Miranda, afirmou durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (17), que o Lázaro teria sido ferido durante troca de tiros com policiais. O tiroteio ocorreu na durante a tarde.

"Cão farejador achou pano ensanguentado, pode ser até um ferimento grave. Ele tentou acertar um dos cachorros, policiais visualizaram e revidaram. Ele entrou em uma vala e depois, provavelmente, na água, e os policiais perderam o rastro dele", disse o secretário.

Segundo a polícia, o tiroteio aconteceu por volta de 17h. Essa foi a segunda vez que ele trocou tiros com os agentes. A primeira foi durante o resgate de uma família feita refém. Miranda informou que um cão da polícia farejou um pedaço de pano com sangue e acredita-se o objeto foi usado por Lázaro, tentando estancar algum ferimento.

Algumas equipes estão utilizando óculos de visão noturna. "Como é um sujeito perigosíssimo, está armado e atirando, resolvemos esperar amanhecer para procurar, porque o terreno é muito perigoso. Vamos virar uma madrugada fazendo como incursões em volta. Entendemos que ele está no limite."

Tags

Autor