Um funcionário de um restaurante foi agredido depois de pedir o comprovante de vacinação a um cliente em Santarém, no oeste do Pará. O caso aconteceu na noite de quarta-feira (15).
Câmeras de segurança do estabelecimento registraram o momento em que o recepcionista foi agredido pelo homem ao solicitar que ele mostrasse a carteira de vacinação com o registro dos imunizantes contra covid-19.
Nas imagens é possível ver que o homem, que está usando a máscara de forma incorreta e descalço, agride o funcionário e o empurra.
Confira o vídeo:
À TV Tapajós, a proprietária do estabelecimento informou que o homem chegou ao restaurante acompanhado de um casal de amigos. O casal apresentou o comprovante de vacinação e entrou.
- Passaporte da vacina: Paulo Câmara publica decreto que exige comprovante vacinal em órgãos públicos de Pernambuco
- Governo Paulo Câmara vai exigir comprovante de vacinação completa para população ingressar em hospitais e serviços de saúde
- Barroso determina comprovante de vacina para viajantes do exterior
- AGU pede ao STF que aceite 'comprovante de recuperação' da covid-19 como alternativa ao passaporte da vacina
- Vereador do PSC quer proibir exigência de 'passaporte da vacina' no Recife
- A falácia política sobre o passaporte de vacina para catar votos de uma patetice
- Kassio Nunes Marques interrompe votação do passaporte da vacina e pede julgamento no plenário
O homem que se recusou a apresentar o comprovante de vacina e agrediu o recepcionista chegou a entrar no estabelecimento, mas a proprietária do restaurante pediu que ele se retirasse do local.
O caso foi comunicado à Divisão de Vigilância Sanitária para os procedimentos cabíveis.
Por nota, a direção do restaurante Do Italiano informou que não se sente apoiada pelo poder público. A sua ausência, principalmente em campanhas de conscientização efetivas e fiscalização, têm deixado o peso do controle sob a responsabilidade total dos empresários.
Ainda segundo a nota do estabelecimento, o Restaurante Do Italiano tem sido alvo de diversas críticas via mídias sociais e agressões verbais, por seguir os protocolos e cobrar de todos os seus clientes o cumprimento dos Decretos.
A direção do estabelecimento conclui que busca ser exemplo para a comunidade local, trabalhando arduamente para manter a Vila de Alter do Chão protegida, pois entende que é papel de todos como cidadãos e empresários proteger a equipe, clientes e a comunidade no geral.
Prefeitura
A Prefeitura de Santarém informou que está prestando todo apoio necessário ao funcionário agredido e ao estabelecimento. A prefeitura se dispôs a dar suporte jurídico, caso seja necessário.
Está em vigor em Santarém desde o dia 10 de dezembro o Decreto 1071/2021 com atualização das medidas de enfrentamento à Covid-19.
O documento institui política de incentivo à vacinação e vincula o licenciamento de estabelecimentos e eventos, assim como, a lotação independentemente de sua capacidade, à comprovação de esquema vacinal completo dos frequentadores.