Não há previsão, ainda, de quando será lançado o edital para seleção de alunos novatos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A quantidade de vagas deve permanecer a mesma, 60, para o 6º ano do ensino fundamental, sendo 30 para egressos de escolas públicas. Devido à pandemia de covid-19, a comissão organizadora do concurso não sente segurança, neste momento, para realizar a seleção.
Segundo o diretor do Aplicação, Erinaldo do Carmo, o edital está pronto desde janeiro. Porém a aplicação das provas depende do cenário do novo coronavírus no Estado. "Precisamos de mais informações sobre o que as autoridades sanitárias vão decidir sobre vacinação para tomar a decisão de quando realizaremos as provas. Por enquanto, vamos manter o edital suspenso. Só será publicado quando tivermos mais garantias de como estará a pandemia mais adiante", explica Erinaldo.
O diretor diz que são necessários cerca de 200 servidores e terceirizados para aplicar as provas, que em outros anos aconteceram sempre em dias de domingo. Em média, observando as últimas seleções, houve 1.800 candidatos inscritos.
- Um ano de covid-19: mais de um terço das mortes no Recife estão concentradas em dez bairros mais populosos; confira
- Vacina contra covid-19: Pernambuco estima receber mais 400 mil doses ainda em fevereiro
- Covid-19: com 432 leitos, novo hospital de campanha do governo de Pernambuco deve ser inaugurado até início de abril
- Pernambuco ultrapassa marca de 300 mil vacinados contra a covid-19
Erinaldo informa que a previsão é iniciar o ano letivo de 2021, no Colégio de Aplicação, em abril. Por isso, ressalta, ainda há tempo para lançar o edital em março e fazer o concurso até o começo das aulas.
Por conta da pandemia, a comissão organizadora da seleção decidiu que não haverá prova de redação. O anúncio foi feito em outubro do ano passado. Estão mantidos testes de português e matemática, cada um com 15 questões objetivas.
- Volta às aulas presenciais exige motivação dos estudantes
- Metade dos pais não confia na segurança sanitária de escolas públicas diante da covid-19
- Ceará suspende aulas presenciais para conter covid-19
- UFRPE inicia consulta pública para definir data de início do ano letivo de 2021 e retomada das aulas de 2020
Com a retirada da redação, o tempo da seleção vai diminuir em meia hora, ficando, portanto, com 3h de duração. A justificativa para não ter a redação é reduzir o tempo de permanência dos estudantes nas salas de aplicação da seleção, segundo o diretor do colégio.
Também porque a equipe de avaliadores leva em média 30 dias apenas para corrigir os textos. Sendo apenas as provas objetivas, o resultado será divulgado mais rapidamente.