Atualizada às 19h15
Recife foi a primeira cidade de Pernambuco a iniciar a vacinação contra a covid-19 nos trabalhadores da educação, quase um mês atrás, em 29 de abril. Mas contemplou os profissionais da educação básica. No início da noite desta quinta-feira, o prefeito João Campos informou que o agendamento de quem atua no ensino superior começa às 20h. Mais cedo, no fim da manhã, o governador Paulo Câmara autorizou as prefeituras a começarem a vacinar os grupos prioritários que constam no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Estão incluídos aí os trabalhadores da educação dos ensino básico e superior.
São 13 grupos novos que podem começar a receber a vacina contra o novo coronavírus. Caberá a cada cidade decidir a ordem de grupos a serem vacinados. As gestões municipais também têm autonomia para estipular, caso desejam, uma faixa etária para receber as doses, em cada grupo. Assim fez Jaboatão: vai iniciar a imunização dos trabalhadores da educação com idades entre 40 e 59 anos.
- Por causa da covid-19, prefeitos de 13 cidades do Agreste de Pernambuco suspendem aulas presenciais
- Após um mês de autorizada aula presencial nas redes municipais, Recife não tem data para reabertura das escolas
- Pernambuco anuncia autorização para início da vacinação de professores contra a covid-19
- Professores de Jaboatão podem agendar vacina contra a covid-19 a partir desta sexta-feira
Na capital pernambucana, até a última quarta-feira (26), segundo o Vacinômetro, painel virtual mantido pela prefeitura, 15.069 funcionários de escolas receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus. No município, não somente os docentes mas qualquer pessoa que atue nas unidades de educação básica pode ser vacinada. A estimativa da Secretaria Municipal de Educação é que 16 mil funcionários da educação básica sejam imunizados no Recife.
OUTRAS REDES
Em Olinda, o JC procurou a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde para saber se há alguma definição também em relação a datas e quais grupos serão vacinados primeiro, mas até a publicação desta matéria não tinha tido resposta.
Em Jaboatão dos Guararapes, trabalhadores da educação, de unidades públicas e privadas, podem agendar a data para tomar vacina contra a covid-19 a partir desta sexta-feira (28). Mas a dose será liberada, nesta etapa, apenas para quem tem idades entre 40 e 59 anos.
No Cabo de Santo Agostinho, começou nesta quinta-feira (27) a vacinação, em fases, dos trabalhadores da educação. Segundo a prefeitura, o primeiro ciclo de imunização vai até este sábado e voltado apenas para quem atua na rede municipal de ensino.
Concluída essa etapa, e com a chegada de novas doses, a prefeitura informa que a campanha continuará na quinta-feira (3) da semana que vem, com os trabalhadores da educação das redes estadual, federal e particular que atuam no município, inclusive do ensino superior. Mas apenas o pessoal ativo será vacinado.