COLUNA GRANDE RECIFE

Após ações de norte a sul do Brasil, relembre os principais assaltos a banco em Pernambuco

Ano de 2017 marcou o auge das ações violentas contra instituições bancárias no Estado

Felipe Vieira
Felipe Vieira
Publicado em 04/12/2020 às 9:50
Notícia
Justiça afirma que plano para resgatar presos de roubo à Brinks foi descoberto pela Polícia Civil. Foto: JC Online
FOTO: Justiça afirma que plano para resgatar presos de roubo à Brinks foi descoberto pela Polícia Civil. Foto: JC Online
Leitura:

O País voltou a ficar perplexo ao longo da semana com os mega-assaltos a bancos registrados nos municípios de Criciúma (SC) e Cametá (PA).

>>Moradores de Criciúma, em Santa Catarina, vivem madrugada de terror com assalto a banco; veja vídeos 

>>Um dia após Criciúma, Cametá, no Pará, também é aterrorizada por quadrilha de roubo a banco

Um inferno que os pernambucanos conhecem bem. As investidas no Estado deram uma trégua, mas foi no ano de 2017 - o mais violento da história do Estado - que elas atingiram o ápice, com ações ousadas, tiros e mortes.

Relembre alguns casos.

EXPLOSÕES NO MAIOR CARTÃO POSTAL DO ESTADO: PORTO DE GALINHAS

DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
ASSALTO A BANCO EM PORTO DE GALINHAS - DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM

No dia 3 de fevereiro de 2017 Pernambuco sofreu um duro golpe: o maior ativo turístico do Estado - o balneário de Porto de Galinhas, em Ipojuca - foi atacado por cerca de 20 homens que explodiram as duas agências bancárias do local. As unidades ficavam em plena Vila de Porto, por onde circulam muitas pessoas.

A investida começou por volta das 2h45. Após as explosões os bancos ficaram destruídos. Pela manhã, desolados, moradores e turistas, em vez de fotografar as belezas do local, registravam os escombros.


ASSALTO À SEDE DA BRINKS: A MAIS OUSADA INVESTIDA DOS BANDIDOS TRANSFORMA A ZONA OESTE EM PRAÇA DE GUERRA

JC IMAGEM
ASSALTO À BRINKS - JC IMAGEM


Nunca houve nada parecido. No dia 21 de fevereiro de 2017 a Zona Oeste do Recife virou uma praça de guerra. Cerca de 25 homens fortemente armados investiram contra a sede da transportadora de valores Brinks. Eles explodiram a parede de uma loja de conveniência que ficava ao lado da unidade.

Houve pronta resposta das polícias no caso. Um total de 138 PMs participou da tentativa de conter os assaltantes. Houve intensa troca de tiros e carros queimados nas ruas.


REAÇÃO FORTE DA POLÍCIA NO CABO DE SANTO AGOSTINHO: SEIS CRIMINOSOS MORTOS E QUATRO PRESOS

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
ASSALTO A BANCO NO CABO DE SANTO AGOSTINHO - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Apenas nove dias depois da cinematográfica investida à Brinks, um outro assalto apavorou o Grande Recife. Bandidos explodiram agências do Itaú e Banco do Brasil no Cabo de Santo Agostinho. A polícia foi acionada e houve intensa perseguição ao grupo em canaviais do município de Moreno. No confronto com os policiais, seis criminosos foram mortos e outros quatro foram presos.


OUSADIA EM FUGA PELO RIO EM TAMANDARÉ

DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
ASSALTO A BANCO EM TAMANDARÉ 2017 - DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM

No dia 3 de maio de 2017 um grupo criminoso cercou as saídas do município de Tamandaré, no Litoral Sul, para explodir agências bancárias. Uma delas ficava em frente ao alojamento do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi, antiga Ciosac). O local foi metralhado para que os militares - de uma das unidades de elite da PM - não saíssem. O golpe mais cinematográfico foi a fuga: os bandidos escaparam em uma lancha pelo Rio Ariquindá, não sem antes afundar no próprio curso d´água os carros usados na ação.


MAIS UMA FUGA EM BARCOS, DESSA VEZ PELO MAR EM ITAMARACÁ

No dia 1 de agosto de 2017, criminosos explodiram a agência e levaram o cofre inteiro da Caixa Econômica Federal em Itamaracá. O bando usou até uma ambulância da própria prefeitura para bloquear uma via e dificultar o acesso da polícia. Depois fugiram em duas lanchas que estavam ancoradas na Praia de Jaguaribe.

 

DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
ASSALTO A BANCO EM PORTO DE GALINHAS - FOTO:DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
JC IMAGEM
ASSALTO À BRINKS - FOTO:JC IMAGEM
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
ASSALTO A BANCO NO CABO DE SANTO AGOSTINHO - FOTO:BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
ASSALTO A BANCO EM TAMANDARÉ 2017 - FOTO:DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias