Uma nova saída do Recife na direção do interior do Estado: ágil, urbanizada, multimodal e segura. Essa é a promessa do governo de Pernambuco para os quase sete quilômetros da BR-232 que conecta a capital com o trecho duplicado da rodovia federal que chega a São Caetano, no Agreste pernambucano . O projeto de readequação viária da área foi lançado na manhã desta sexta-feira (29/10), pelo governador Paulo Câmara, custará RS 93 milhões, deverá começar em janeiro de 2022 e durar 12 meses.
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A perspectiva do governo do Estado é que a adequação da capacidade viária do trecho rodoviário reduza o tempo de viagem nos 6,7 quilômetros em 58%, passando dos atuais 60 minutos para 25 minutos. O alargamento será realizado entre o Km 4,70 (entroncamento com a BR-101), no fim da Avenida Abdias de Carvalho, no início do bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife, e o KM 11,50, (entroncamento com a BR-408), na mesma região da capital.
A BR-232 ganhará uma terceira faixa no sentido Recife-Interior e outra no sentido contrário (Interior-Recife). Números da Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco, responsável pelo projeto, apontam que são 67 mil veículos circulando apenas naquele trecho e 28 mil pessoas passando no transporte público coletivo operado por 13 linhas de ônibus. No total, são 4 milhões de usuários contínuos no trecho, segundo o Estado.
“A BR-232 é o mais importante eixo rodoviário de Pernambuco e precisávamos de uma solução para a saída do Recife. Houve um empenho das equipes do governo e da Prefeitura do Recife para encontrar um projeto que solucionasse a necessidade que temos, mas que também fosse executado. Chegamos a esse modelo, que além de dar trafegabilidade aos veículos, vai permitir a integração modal e a segurança de pedestres e ciclistas”, destacou o governador Paulo Câmara.
Os R$ 93 milhões são recursos do governo do Estado, dentro do Plano Retomada, e o edital de licitação da obra foi publicado no Diário Oficial desta sexta. As desapropriações necessárias - que não foram detalhadas na apresentação - já estão incluídas no valor, segundo o governador.
URBANIZAÇÃO
Além da recuperação do pavimento - que será de concreto nas pistas principais e centrais (onde o tráfego é mais pesado) e de CBUQ (asfalto) nas vias locais (onde o tráfego é menos pesado) -, o projeto de adequação viária da BR-232 na saída do Recife promete deixar a área urbanizada, integrada com o transporte coletivo e acessivel aos modais ativos (bicicletas e pedestres).
Para isso, será implantada uma ciclovia ao longo dos 6,8 km do trecho, localizada sempre na margem sul da rodovia (do lado do Jardim Botânico do Recife). Baias para os ônibus nos 15 pontos de embarque e desembarque, sinalização horizontal e vertical para garantir a travessia dos pedestres, e uma nova iluminação em LED também serão instaladas.
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“O projeto vai transformar a saída do Recife numa grande avenida urbana, que é o perfil daquele trecho atualmente. Deixou de ser apenas uma rodovia. Sabemos da importância por ser o principal eixo rodoviário e logístico de Pernambuco, por fazer a ligação com o interior do Estado, mas tínhamos que encontrar uma solução que atendesse a fluidez do trânsito dos veículos, o acesso dos passageiros do transporte pública e a segurança de pedestres e ciclistas. Acredito que conseguimos”, afirmou a secretária de Infraestrutura de Pernambuco, Fernandha Batista.
A readequação prevê a construção de duas alças em nível - sem ser elevadas, o que puxou o valor da obra para baixo -, para retorno dos veículos - algo difícil de ser feito atualmente. E, ainda, a requalificação e construção de três passarelas no trecho. O custo inicial do alargamento era de R$ 145 milhões. “Precisamos considerar que existem diversos equipamentos urbanos importantes para a população do Recife, do Grande Recife e do Interior do Estado. É o caso dos hospitais existentes na área, da proximidade com a UFPE, por exemplo, além da presença do Comando Militar do Nordeste e de indústrias localizadas na região. Tivemos que considerar tudo isso para pensar o projeto”, explicou Fernandha Batista.
A previsão é de que a licitação pública seja concluída até o início de 2022 para que, ainda em janeiro, os trabalhos comecem, segundo a secretária de Infraestrutura.
Conheça o projeto:
Triplicacao_BR232 by Roberta Soares on Scribd