Publicado em 02/03/2023 às 11:47
| Atualizado em 02/03/2023 às 11:56
A ciclovia que vem sendo construída na Avenida Agamenon Magalhães, um dos principais corredores viários do Recife, está com 30% dos trabalhos executados.
Mesmo assim, a promessa da Prefeitura do Recife é de que o equipamento deverá ser concluído em junho. A ciclovia terá quatro quilômetros de extensão e ligará as Zonas Norte e Sul da capital, ao custo de quase R$ 6 milhões.
VEJA FOTOS DA CICLOVIA AGAMENON MAGALHÃES
A ciclovia conectará a Rua Dr. Leopoldo Lins, na Boa Vista, área central da cidade, à Ponte Paulo Guerra, no Pina, Zona Sul da capital, com o mérito de passar pelo Complexo Viário Joana Bezerra, composto pelo Viaduto Capitão Temudo e a Ponte José de Barros Lima (mais conhecida como Ponte João Paulo II).
Sob responsabilidade da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a nova ciclovia está sendo construída simultaneamente nos dois lados do canteiro central da Agamenon Magalhães, onde terá uma operação unidirecional (sentido único).
COMO SERÁ A CICLOVIA DA AGAMENON MAGALHÃES
Nos dois sentidos haverá o compartilhamento com o pedestre, indicado pela pigmentação do pavimento: vermelho para a ciclovia e cinza para o pedestre. Esse desenho predomina em toda a Agamenon Magalhães.
No trecho do Complexo Viário Joana Bezerra é que o equipamento será bidirecional (sentido duplo). Mas também terá o compartilhamento com os pedestres (haverá sinalização autorizando), embora pedestres e ciclistas tenham que dividir o mesmo espaço. Ou seja, não haverá divisão por cor.
VIADUTO CAPITÃO TEMUDO
Além de fazer a conexão entre a área central e as Zonas Norte e Sul do Recife, a futura ciclovia terá o mérito de criar um espaço seguro para quem pedala num dos eixos viários mais áridos e perigosos não só da capital, mas de toda a Região Metropolitana: o Complexo Viário Joana Bezerra.
O equipamento terá 2,40 metros de largura em cada sentido da Agamenon Magalhães (sendo 1,5 metro de ciclovia e 0,90 centímetros para o pedestre), com guias de proteção entre as faixas de tráfego dos veículos e o espaço destinado às bicicletas. Nos cruzamentos, serão instalados gradis para a divisão da circulação com os pedestres.
A partir de lá, a ciclovia seguirá pela Ponte João Paulo II e pelo Viaduto Capitão Temudo de forma bidirecional (dois sentidos), na pista oeste da via (lado direito no sentido Olinda-Boa Viagem).
No Complexo Viário Joana Bezerra, a ciclovia terá de 2,30 metros a 2,50 metros. Chegará até o Pina, pela Ponte Paulo Guerra, fazendo conexão com a ciclovia da Via Mangue.
Irá, precisamente, até a Rua Saturnino de Brito, na Cabanga (na cabeceira da Ponte Paulo Guerra, que entra no Pina). Nesse trecho de dois quilômetros, a ciclovia será isolada do tráfego de veículos por barreiras new jersey para garantir a segurança dos ciclistas.
COMPARTILHAMENTO COM PEDESTRES FOI AMPLIADO
Inicialmente, o equipamento seria compartilhado com os pedestres no trecho entre o início da Ponte João Paulo II e o início do Viaduto Capitão Temudo, no acesso à Ilha Joana Bezerra e ao Terminal Integrado Joana Bezerra. De lá até o Pina, entretanto, seria apenas ciclovia. Mas a Prefeitura do Recife decidiu ampliar o compartilhamento.
REDUÇÃO DAS FAIXAS DE ROLAMENTO
Os técnicos da prefeitura adotaram a mesma estratégia de Fortaleza (CE) para evitar polêmica com uma possível redução de espaço para a circulação dos automóveis. No lugar de retirar faixas de rolamento para os veículos, reduzirão a largura das faixas de 3,30 metros para 3,15, o que permitirá alargar em um metro o canteiro central da Agamenon Magalhães, que já tem dois metros.
As obras são coordenadas pela Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e da Emlurb.
Jornalista setorizada em mobilidade urbana há 18 anos. Com 26 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:RecifeTelefone:8199537000Cargo:repórter sênior e colunistaCursoCurso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012