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Por Roberta Soares e equipe
CICLOVIA

CICLOVIA: veja fotos da CICLOVIA da AGAMENON MAGALHÃES, no Recife

Ciclovia começou a ser construída em outubro de 2022 e deve entregue em junho

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 02/03/2023 às 11:47 | Atualizado em 02/03/2023 às 11:56
Ciclovia terá 4 km e ligará as Zonas Norte e Sul do Recife - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem

A ciclovia que vem sendo construída na Avenida Agamenon Magalhães, um dos principais corredores viários do Recife, está com 30% dos trabalhos executados.

Mesmo assim, a promessa da Prefeitura do Recife é de que o equipamento deverá ser concluído em junho. A ciclovia terá quatro quilômetros de extensão e ligará as Zonas Norte e Sul da capital, ao custo de quase R$ 6 milhões.

VEJA FOTOS DA CICLOVIA AGAMENON MAGALHÃES


A ciclovia conectará a Rua Dr. Leopoldo Lins, na Boa Vista, área central da cidade, à Ponte Paulo Guerra, no Pina, Zona Sul da capital, com o mérito de passar pelo Complexo Viário Joana Bezerra, composto pelo Viaduto Capitão Temudo e a Ponte José de Barros Lima (mais conhecida como Ponte João Paulo II) - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
A ciclovia conectará a Rua Dr. Leopoldo Lins, na Boa Vista, área central da cidade, à Ponte Paulo Guerra, no Pina, Zona Sul da capital, com o mérito de passar pelo Complexo Viário Joana Bezerra, composto pelo Viaduto Capitão Temudo e a Ponte José de Barros Lima (mais conhecida como Ponte João Paulo II) - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
A ciclovia terá o mérito de passar pelo Complexo Viário Joana Bezerra, composto pelo Viaduto Capitão Temudo e a Ponte José de Barros Lima (mais conhecida como Ponte João Paulo II) - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
A ciclovia conectará a Rua Dr. Leopoldo Lins, na Boa Vista, área central da cidade, à Ponte Paulo Guerra, no Pina, Zona Sul da capital - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
A ciclovia conectará a Rua Dr. Leopoldo Lins, na Boa Vista, área central da cidade, à Ponte Paulo Guerra, no Pina, Zona Sul da capital, com o mérito de passar pelo Complexo Viário Joana Bezerra, composto pelo Viaduto Capitão Temudo e a Ponte José de Barros Lima (mais conhecida como Ponte João Paulo II) - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
A ciclovia conectará a Rua Dr. Leopoldo Lins, na Boa Vista, área central da cidade, à Ponte Paulo Guerra, no Pina, Zona Sul da capital, com o mérito de passar pelo Complexo Viário Joana Bezerra, composto pelo Viaduto Capitão Temudo e a Ponte José de Barros Lima (mais conhecida como Ponte João Paulo II) - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem


A ciclovia conectará a Rua Dr. Leopoldo Lins, na Boa Vista, área central da cidade, à Ponte Paulo Guerra, no Pina, Zona Sul da capital, com o mérito de passar pelo Complexo Viário Joana Bezerra, composto pelo Viaduto Capitão Temudo e a Ponte José de Barros Lima (mais conhecida como Ponte João Paulo II).

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Sob responsabilidade da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a nova ciclovia está sendo construída simultaneamente nos dois lados do canteiro central da Agamenon Magalhães, onde terá uma operação unidirecional (sentido único).

COMO SERÁ A CICLOVIA DA AGAMENON MAGALHÃES

Nos dois sentidos haverá o compartilhamento com o pedestre, indicado pela pigmentação do pavimento: vermelho para a ciclovia e cinza para o pedestre. Esse desenho predomina em toda a Agamenon Magalhães.

Nos dois sentidos haverá o compartilhamento com o pedestre, indicado pela pigmentação do pavimento: vermelho para a ciclovia e cinza para o pedestre. Esse desenho predomina em toda a Agamenon Magalhães - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
Nos dois sentidos haverá o compartilhamento com o pedestre, indicado pela pigmentação do pavimento: vermelho para a ciclovia e cinza para o pedestre. Esse desenho predomina em toda a Agamenon Magalhães - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
Nos dois sentidos haverá o compartilhamento com o pedestre, indicado pela pigmentação do pavimento: vermelho para a ciclovia e cinza para o pedestre. Esse desenho predomina em toda a Agamenon Magalhães - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
Nos dois sentidos haverá o compartilhamento com o pedestre, indicado pela pigmentação do pavimento: vermelho para a ciclovia e cinza para o pedestre. Esse desenho predomina em toda a Agamenon Magalhães - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
Inicialmente, o equipamento seria compartilhado com os pedestres no trecho entre o início da Ponte João Paulo II e o início do Viaduto Capitão Temudo, no acesso à Ilha Joana Bezerra e ao Terminal Integrado Joana Bezerra. De lá até o Pina, entretanto, seria apenas ciclovia. Mas a Prefeitura do Recife decidiu ampliar o compartilhamento - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
Atualmente, 30% das obras foram concluídas. O custo do projeto é de R$ 6 milhões. A ciclovia conectará a Rua Dr. Leopoldo Lins, na Boa Vista, área central da cidade, à Ponte Paulo Guerra, no Pina, Zona Sul da capital - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
A ciclovia terá o mérito de passar pelo Complexo Viário Joana Bezerra, composto pelo Viaduto Capitão Temudo e a Ponte José de Barros Lima (mais conhecida como Ponte João Paulo II) - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
Inicialmente, o equipamento seria compartilhado com os pedestres no trecho entre o início da Ponte João Paulo II e o início do Viaduto Capitão Temudo, no acesso à Ilha Joana Bezerra e ao Terminal Integrado Joana Bezerra. De lá até o Pina, entretanto, seria apenas ciclovia. Mas a Prefeitura do Recife decidiu ampliar o compartilhamento - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem

No trecho do Complexo Viário Joana Bezerra é que o equipamento será bidirecional (sentido duplo). Mas também terá o compartilhamento com os pedestres (haverá sinalização autorizando), embora pedestres e ciclistas tenham que dividir o mesmo espaço. Ou seja, não haverá divisão por cor.

VIADUTO CAPITÃO TEMUDO

Além de fazer a conexão entre a área central e as Zonas Norte e Sul do Recife, a futura ciclovia terá o mérito de criar um espaço seguro para quem pedala num dos eixos viários mais áridos e perigosos não só da capital, mas de toda a Região Metropolitana: o Complexo Viário Joana Bezerra.

O equipamento terá 2,40 metros de largura em cada sentido da Agamenon Magalhães (sendo 1,5 metro de ciclovia e 0,90 centímetros para o pedestre), com guias de proteção entre as faixas de tráfego dos veículos e o espaço destinado às bicicletas. Nos cruzamentos, serão instalados gradis para a divisão da circulação com os pedestres.

A partir de lá, a ciclovia seguirá pela Ponte João Paulo II e pelo Viaduto Capitão Temudo de forma bidirecional (dois sentidos), na pista oeste da via (lado direito no sentido Olinda-Boa Viagem).

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No Complexo Viário Joana Bezerra, a ciclovia terá de 2,30 metros a 2,50 metros. Chegará até o Pina, pela Ponte Paulo Guerra, fazendo conexão com a ciclovia da Via Mangue.

Irá, precisamente, até a Rua Saturnino de Brito, na Cabanga (na cabeceira da Ponte Paulo Guerra, que entra no Pina). Nesse trecho de dois quilômetros, a ciclovia será isolada do tráfego de veículos por barreiras new jersey para garantir a segurança dos ciclistas.

COMPARTILHAMENTO COM PEDESTRES FOI AMPLIADO

Inicialmente, o equipamento seria compartilhado com os pedestres no trecho entre o início da Ponte João Paulo II e o início do Viaduto Capitão Temudo, no acesso à Ilha Joana Bezerra e ao Terminal Integrado Joana Bezerra. De lá até o Pina, entretanto, seria apenas ciclovia.
Mas a Prefeitura do Recife decidiu ampliar o compartilhamento.

REDUÇÃO DAS FAIXAS DE ROLAMENTO

Os técnicos da prefeitura adotaram a mesma estratégia de Fortaleza (CE) para evitar polêmica com uma possível redução de espaço para a circulação dos automóveis. No lugar de retirar faixas de rolamento para os veículos, reduzirão a largura das faixas de 3,30 metros para 3,15, o que permitirá alargar em um metro o canteiro central da Agamenon Magalhães, que já tem dois metros.

As obras são coordenadas pela Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e da Emlurb.

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