Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (17), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou que o Estado estima receber, até o dia 28 deste mês, mais 400 mil doses de vacinas contra a covid-19, sendo 320 mil doses da CoronaVac e 80 mil doses da Oxford/AstraZeneca. O anúncio foi feito logo após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ter apresentado, em reunião virtual com governadores, o cronograma de entregas, a quantidade de imunizantes e os contratos para compra de mais vacinas. O ministro destacou que, do fim deste mês de fevereiro até julho, serão distribuídas aos Estados mais de 230,7 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, que garantem a continuidade da vacinação da população brasileira de forma igualitária e gratuita.
Leia também: Veja o cronograma do Ministério da Saúde para entregar 230,7 milhões de doses de vacinas contra covid-19
"Temos a perspectiva (Brasil) de contar com 10,2 milhões de doses até o dia 28 de fevereiro, o que deverá fazer com que haja uma aceleração do nosso plano de imunização", disse Longo. Ele acrescentou que Pernambuco deve receber 4,5% desse quantitativo, como tem acontecido em lotes anteriores. "Dessa maneira, devemos esperar 400 mil doses, sendo 320 mil da CoronaVac e 80 mil da AstraZeneca/Oxford. A expectativa que temos é estar com tudo pronto para, tão logo haja entrega dessas vacinas (pelo Ministério da Saúde), possamos distribuir (as doses) aos municípios pernambucanos."
- Um ano de covid-19: mais de um terço das mortes no Recife estão concentradas em dez bairros mais populosos; confira
- Pernambuco tem cerca de 1.030 pacientes em UTI com sintomas de covid-19
- Samu Recife: covid-19 causa primeira morte entre socorristas
- Vacina contra covid: 600 profissionais do Samu Recife recebem a segunda dose nesta quarta-feira
- Covid-19: cerca de 44 mil pessoas finalizaram o esquema de vacinação em Pernambuco até esta terça-feira
- Covid-19 pode causar inflamação em canal localizado atrás dos testículos
Assim como ocorreu em outras etapas de recebimento das doses, a estratégia de distribuição e de uso das novas vacinas, que devem chegar ao Estado ainda este mês, será pactuada com o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 e com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Esse alinhamento tem garantido às gestões municipais o recebimento, de forma equânime, do quantitativo para a aplicação no público prioritário em cada uma das cidades.
Para o mês de março, o Ministério da Saúde informou que aguarda a chegada de 18 milhões de doses da vacina do Butantan e mais 16,9 milhões da vacina da AstraZeneca.