As fortes chuvas no Recife provocaram abalo, nesta quinta-feira (13), em parte da estrutura do Hospital Barão de Lucena (HBL), no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. Nas chuvas ocorridas em março, também intensas, quem estava recebendo assistência no pavilhão do 1º andar precisou ser transferido para outro setor da unidade, devido a risco de o teto desabar.
- Pernambuco não segue o Ministério da Saúde e decide retomar vacinação de grávidas e puérperas sem comorbidades com Pfizer
- Prefeitura do Recife adia aplicação da segunda dose da vacina Coronavac nesta quinta-feira (13)
- Com 3.195 confirmações, Pernambuco tem nesta quinta (13) maior registro de casos de covid-19 em 24h desde início da pandemia
Profissionais da saúde que estão no HBL informaram que, no espaço, estavam os pacientes da Clínica Médica/Adulto, como também das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Adulto e Pediátrica. Somente permanecem, no pavilhão, as crianças assistidas pela Pediatria Clínica.
- Apac alerta para continuidade de chuvas fortes nesta quinta (13) em várias regiões de Pernambuco
- Árvores caem em diversos pontos do Recife, bloqueiam vias e geram transtornos
- Cidades do Grande Recife registram deslizamentos de barreira nesta quinta (13) de chuvas
- Entenda o fenômeno meteorológico que causou as fortes chuvas no Grande Recife nesta quinta (13)
Resposta
A direção do Hospital Barão de Lucena (HBL) esclarece que não há risco de desabamento de qualquer estrutura, conforme questionado, e que a unidade de saúde segue funcionando normalmente, com os atendimentos de urgência e emergência e o acompanhamento da evolução dos pacientes. Durante o dia de hoje (13.05) foi detectado um vazamento no telhado da área de atendimento respiratório. Tão logo foi identificado o vazamento, a equipe de manutenção do serviço atuou de forma preventiva realizando a retirada de parte do forro. Salienta-se que a medida visa prevenir que este forro, que é do tipo acartonado, fique encharcado e venha a cair.
Por fim, é importante destacar que a reacomodação de alguns pacientes, que se encontravam na área do forro citado, buscou garantir que estes, e seus acompanhantes, se sintam mais seguros e que os profissionais possam desempenhar suas funções.