Em meio ao luto coletivo por mais de 17 mil vidas perdidas em Pernambuco pela covid-19, o Estado recebeu na última sexta-feira (18) mais 162.110 doses de esperança, em vacinas da Pfizer e da CoronaVac. As 65 mil doses do imunizante produzido no Butantan foram destinadas às pessoas que estavam com a segunda dose atrasada em 73 municípios. Já as 97.110 da Pfizer, às pessoas com comorbidades e deficiência. Nesse domingo (20), também chegaram ao Estado mais 310 mil doses da vacina da Astrazeneca/Fiocruz, que ainda não têm previsão para distribuição, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
Nesse final de semana, municípios que notificaram falta de doses da Coronavac/Butantan foram orientados a fazer mutirões para imunizar o público em atraso com o reforço da vacina - essencial para uma imunização completa contra a doença. Também foram convocados os que ainda não haviam tomado a segunda dose da Astrazeneca/Fiocruz no tempo preconizado de três meses após a primeira aplicação. A mobilização aconteceu em cidades como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, no Grande Recife, e Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
- Veja quem pode ser imunizado com a vacina russa Sputnik V contra covid-19
- É possível desenvolver casos graves de covid-19 e morrer mesmo após ter sido vacinado? Esclareça essa e outras dúvidas
- Covid-19: Posso me vacinar de novo com vacina de outro fabricante?
- Veja o que se sabe sobre as vacinas e a variante Delta da covid-19
- Pernambuco aguarda desafogo em UTIs de covid-19 para liberar cirurgias eletivas com anestesia geral, diz Longo
- Mais 310 mil doses da vacina da Astrazeneca/Fiocruz chegam em Pernambuco
- Pernambuco tem primeira queda na média móvel de mortes por covid-19 após 35 dias
As vacinas da Pfizer também podem ser, segundo a SES-PE, expandidas “aos demais grupos prioritários e à população em geral por faixa etária, de acordo com o andamento da campanha e realidade de cada município”. “A vacina salva vidas e tem reduzido as internações e óbitos em Pernambuco. Mas, para garantir essa proteção, é essencial completar o esquema vacinal com as duas doses. Por isso, aproveite o grande esforço concentrado deste final de semana para garantir a sua proteção. Não deixe de tomar a segunda dose. As vacinas são seguras, eficazes e salvam vidas”, reforçou o secretário estadual de Saúde, André Longo
Confira a distribuição das doses por município:
Nova remessa de Astrazeneca/Fiocruz/Oxford
Pernambuco recebeu mais 310.250 doses, totalizando 2.630.170 unidades, da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Astrazeneca/Fiocruz/Oxford. A nova remessa chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, na Zona Sul do Recife, às 18h29 deste domingo (20).
As doses foram encaminhadas para a sede do Progrma Estadual de Imunização (PNI-PE) e, ao longo desta semana, serão distribuídas nas 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde os municípios devem fazer as retiradas para reabastecer os seus estoques.
"O novo lote com mais de 310 mil doses da Astrazeneca será fundamental para que os municípios possam completar o esquema vacinal dos pernambucanos que já estão em tempo de receber a segunda dose", comentou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em 18 de janeiro, Pernambuco recebeu 4.992.460 doses de vacinas. Além das 2.630.170 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, vieram 2.024.160 unidades da Coronavac/Butantan, sendo 65 mil unidades que chegaram ao Estado na última sexta-feira (18), e 338.130 doses da Pfizer/BioNTech.