O Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, notifica o Estado da morte de uma adolescente de 13 anos com sintomas sugestivos de dengue. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), é o primeiro óbito suspeito de 2022 decorrente de prováveis complicações da doença.
Em nota, o HMV informa que, no último sábado (16), a paciente foi transferida da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Horário Florêncio, em Caruaru, para o hospital. Ela apresentou histórico de febre, vômitos, poliartralgia (dores nas articulações), rash cutâneo e prurido há 3 dias. "Chegou em estado geral regular, desidratada, ativa, consciente e orientada, com edema de membros inferiores. Ficou internada em leito de observação, onde foi medicada e realizada coleta de exames", diz o comunicado do hospital.
Na tarde de domingo (17), segundo a assessoria de imprensa do HMV, a paciente apresentou uma piora do quadro. "Ela intercorreu, evoluindo com piora progressiva, hipotensão grave e foi intubada. Apresentou parada cardiorrespiratória, foi tentada reanimação sem sucesso. Foi a óbito por volta das 19h", informa.
Segundo o hospital, "além dos sintomas característicos e suspeitos para dengue hemorrágica (forma como é popularmente chamada a dengue grave, que acontece com alterações da coagulação sanguínea), a paciente apresentava alteração no exame de urina". Para pesquisa de vírus de arboviroses, foi feita a coleta de sangue da paciente, que será enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).
O que é dengue hemorrágica
A dengue hemorrágica (como é popularmente chamada a dengue grave) é mais frequente em pessoas que são infectadas pelo vírus da dengue pela segunda vez.
- Levantamento mostra que 40 cidades de Pernambuco estão em risco de surto de chicungunha, dengue e zika; veja a lista
- Casos de dengue crescem 43,9% no Brasil no início do ano
- Vacina da dengue gera resposta imune superior a 90%, mostra ensaio clínico; Butantan deve finalizar fase 3 da pesquisa até 2024
A doença pode ser decorrente dos quatro sorotipos da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3, DEN-4). Se não for tratada adequadamente e com rapidez, pode levar à morte.
Quais os sintomas da dengue hemorrágica?
Os sintomas da dengue hemorrágica, nos primeiros três dias, são os mesmos da dengue clássica, como febre alta, dor de cabeça e no fundo dos olhos, enjoos, vômitos, mal-estar, cansaço extremo, manchas vermelhas na pele e dores no corpo.
Após o terceiro dia de doença, a pessoa infectada pode apresentar sintomas mais graves, como:
- Sangramento da gengiva, boca, nariz, ouvidos ou intestino
- Vômitos persistentes
- Dor abdominal intensa
- Pele fria e úmida
- Urina com sangue
- Olhos vermelhos
- Dificuldades respiratórias e confusão mental
Qual o tratamento da dengue hemorrágica?
A dengue hemorrágica tem cura, mas o tratamento deve começar assim que os sintomas forem identificados, a fim de evitar complicações decorrentes da infecção.
Para o tratamento, a hidratação através de soro direto na veia e o monitoramento constante do paciente no hospital são essenciais.
Em alguns casos, pode ser necessária a realização de oxigenoterapia e transfusões sanguíneas.
Em caso de suspeita de dengue, deve-se procurar atendimento médico e evitar a automedicação, especialmente remédios à base de ácido acetilsalicílico (como AAS) e os anti-inflamatórios (como o ibuprofeno).