Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Relator do Orçamento sugere piso fora do teto de gastos, assim como o AUXÍLIO BRASIL

Senador Marcelo Castro, relator do Orçamento, faz novas propostas sobre o piso salarial da enfermagem

Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 20/09/2022 às 8:40 | Atualizado em 20/09/2022 às 8:55
Marcelo Castro (MDB-PI), relator-geral do Orçamento na Comissão Mista de Orçamento, discute piso salarial enfermagem com Fórum da Enfermagem - Sérgio Lima/Poder360

O piso salarial da enfermagem teve uma nova proposta sugerida pelo relator-geral do Orçamento de 2023, Marcelo Castro, nesta segunda-feira (19).

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) afirmou para a imprensa que o valor da lei do piso salarial da enfermagem, que atualmente está suspensa por 60 dias, poderia ser fixado fora do teto de gastos.

O teto de gastos limita o crescimento das despesas do governo à inflação do ano anterior.

SITUAÇÃO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

A lei do piso salarial da enfermagem (nº 14.434/2022) havia sido sancionada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, em agosto.

Porém, o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, decretou a suspensão do reajuste do piso salarial da enfermagem no dia 4 de setembro.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem

O motivo foi o recebimento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde), a qual questionava a viabilidade do piso salarial da enfermagem.

Uma suposta falta de verbas para custear o reajuste do piso salarial da enfermagem foi argumentada e precisou ser solicitado um estudo orçamentário que garantisse a aplicação do novo piso.

Confederação questiona no STF piso salarial da enfermagem: