Afinal de contas, a carne vermelha pode elevar os níveis de colesterol mais do que o consumo da carne branca? De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, em 2019, a resposta é: não.
A verdade é que ambas, carne vermelhas e carne branca, podem ser prejudiciais para o nosso corpo quando são consumidas em excesso. Isso ocorre porque esses alimentos são ricos em ácido graxo saturado, um elemento que aumenta o colesterol ruim (LDL).
O estudo foi realizado durante quatro semanas, e analisou os níveis de colesterol provenientes de dietas ricas em carnes vermelhas, brancas e sem carne, mas com derivados do leite.
Os resultados mostraram que o grupo que consumiu apenas carne apresentou maiores elevações nos níveis de LDL.
Além disso, tanto o aumento do LDL quanto o aparecimento de doenças relacionadas ao colesterol alto podem ocorrer dependendo de cada pessoa, porque algumas têm propensão a produzir mais ácido graxo no corpo.
ALIMENTOS QUE PREJUDICAM QUEM TEM COLESTEROL ALTO
Médicos reforçam que o consumo exagerado de alimentos que produzam ácido graxo, como a carne vermelha e branca e outros carboidratos, seja reduzido e substituído por pratos ricos em verduras e legumes, diminuindo os riscos causados pela elevação do colesterol ruim.