O bacalhau é um peixe de água salgada cujas receitas são tradicionalmente feitas na Páscoa.
Além de saboroso, o bacalhau também oferece benefícios à saúde. Mas é preciso aprender a dessalgá-lo corretamente (veja como dessalgar ao longo desta matéria).
O dessalgue adequado ajuda a evitar problemas de saúde, especialmente entre as pessoas que têm hipertensão.
A Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) destaca que o bacalhau é um peixe com alto valor nutritivo: rico em minerais como ferro e fósforo. O bacalhau também possui vitaminas A, D e E.
Cada 100 gramas de bacalhau possui aproximadamente 160 calorias. É um alimento também fonte de proteínas, cálcio e vitaminas do complexo B.
Ainda sobre os benefícios do bacalhau para a saúde, vale frisar que é um peixe que tem ômega-3, responsável por ajudar a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom.
O bacalhau, segundo a Abran, ainda possui também boas concentrações de selênio e triptofano. Tem papel na prevenção de doenças cardiovasculares e autoimunes, além de auxiliar no combate da ansiedade.
Porém, mesmo com tantos benefícios, o bacalhau deve ter um preparo que exige cuidado para quem convive com a hipertensão.
Por não ser fresco, o peixe necessita de um processo de salgamento para maior conservação do produto.
A depender da forma de preparo, o bacalhau pode causar retenção de líquidos.
Por isso, antes de preparar as receitas com bacalhau, é fundamental que ele seja dessalgado.
Para dessalgar o bacalhau, é preciso seguir alguns passos, como lavar o peixe em água corrente, retirando a camada grossa de sal.
Outra orientação importante, para dessalgar o bacalhau, é mergulhar o peixe em bastante água fria, com algumas pedrinhas de gelo e dentro da geladeira.
Deve ser usada água na proporção de 2/3 de água para 1/3 de bacalhau. Durante todo o período de dessalga, é preciso manter o bacalhau na geladeira, para ficar bem conservado.
O tempo de dessalgue depende das postas. Para bacalhau desfiado, o tempo de dessalgue é de aproximadamente seis horas (com troca de água de três em três horas).
Já para postas grossas, o tempo de dessalgue é de 40 horas, com troca da água de oito em oito horas.
Na página do Bacalhau da Noruega, há várias dicas para dessalgar o bacalhau.
Veja abaixo uma receita de bacalhau do chef Rivandro, da TV Jornal:
Para esta mesma receita de bacalhau, o chef Rivandro, da TV Jornal, recomenda arroz de coentro como acompanhamento. Confira:
Ingredientes para o arroz de coentro
Modo de preparo para o arroz de coentro