Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Bulking

Bulking: especialista explica como ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo

Saiba como fazer, tempo para obter resultados e plano alimentar adequado

Cadastrado por

Robert Sarmento

Publicado em 13/11/2023 às 16:18 | Atualizado em 18/03/2024 às 9:03
Uso do enantato de testosterona deve ser feito apenas com acompanhamento médico e farmacêutico, com objetivos específicos - Freepik

O que é bulking? Pode ser comum ouvir esse termo no dia a dia de uma academia. Diante disso, o Portal NE10 conversou com o nutricionista e graduando em educação física, Pedro Von, para explicar como funciona o método e repassar a alimentação adequada para atingir os objetivos.

As dicas são importantes para que a pessoa não encare o bulking apenas como um processo nutricional. A ideia de facilitar o ganho de peso e massa muscular tem sido colocada em prática, principalmente, por fisiculturistas e atletas de alta performance, mas pode ser feita por praticantes de atividades físicas.

No entanto, é necessário seguir o plano alimentar montado por um nutricionista e as orientações de um profissional de educação física para realizar os treinos de maneira correta. Existem dois tipos:

Leia Também

"Muitas pessoas acham que precisam comer um pouco mais tendem a sair do plano, e com isso acontece um ganho um pouco maior dessa gordurinha abdominal indesejada", alertou Pedro Von.

Quantos kg de massa muscular se ganha no bulking?

Segundo o nutricionista, os resultados podem ser vistos em cerca de quatro meses, dependendo da evolução de cada paciente, e a quantidade de músculo difere entre homens e mulheres.

Dietas para emagrecer: conheça todas as etapas para a reeducação alimentar funcionar

Por exemplo, dentro do prazo entre 6 a 8 meses, o homem pode ganhar de 1,2kg a 2 kg e a mulher em média de 0,5 kg a 1kg. O crescimento de cada um gira em torno de fatores como:

Conforme informa o especialista, o processo de treinamento, regularidade (dos treinos), acertos dentro do processo dietético e fator genético na maioria das vezes é crucial.

"O aumento da massa muscular no parâmetro geral visa melhorias de alguns pontos musculares com as variáveis dos treinos. O aporte calórico fica maior diariamente", afirmou.

Cardápio para bulking

bulking trata-se do período de aumento do volume calórico do paciente, para aumento de peso e uma melhoria na força e performance, sem tanto ganho de gordura. A seguir, um exemplo de cardápio:

Café da manhã:

Dieta Low Carb: nutricionista explica procedimento correto para emagrecer com saúde

Lanche da manhã:

Almoço:

Dieta da banana para emagrecer: especialista mostra receita e explica processo correto

Lanche da tarde:

Em caso de substituição do lanche da tarde:

Jantar:

Ceia - Lanche da noite (opcional):

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por NUTRIÇÃO RAIZ (@pedrovon.nutri)

Esta matéria foi escrita após consulta ao nutricionista Pedro Von, pós-graduado em Metabolismo e Fisiologia e graduando em Educação Física (CRN 40242).

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS