Considerado um dos maiores circuitos do calendário cultural de Pernambuco, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) será realizado na segunda quinzena de julho de 2022. Através da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o Governo do Estado abriu um edital nacional para as propostas artístico-culturais para a composição da 30ª edição do festival.
As inscrições poderão ser feitas entre 7 e 30 de abril. O edital do FIG será publicado exclusivamente pela Internet. Os candidatos poderão conferir o edital e seus anexos na plataforma Prosas, no sítio www.prosas.com.br, e no Portal Cultura PE, no endereço www.cultura.pe.gov.br.
Serão aceitas inscrições em atividades nos seguintes segmentos culturais: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Design e Moda, Fotografia, Gastronomia, Literatura, Música, Patrimônio Cultural e Teatro.
- "É evidente que não deve acontecer", afirma secretário de Turismo sobre Festival de Inverno de Garanhuns 2020
- Festival de Inverno de Garanhuns não será realizado em 2020
- Secretário de Cultura sinaliza que Carnaval, São João e Festival de Inverno não vão acontecer a curto prazo em Pernambuco
- Prefeito diz que Festival de Inverno de Garanhuns pode acontecer durante 30 dias em 2022
"A Fundarpe precisou se antecipar para que tudo estivesse pronto para a realização do FIG. Já em fevereiro deste ano, abrimos licitações para contratação de empresa especializada em locação, montagem, manutenção e desmontagem dos palcos, sonorização e iluminação do Festival. Este edital de convocação de propostas é outro passo importante, fundamental para a construção da grade artística do FIG, um evento que completa 30 edições e sempre foi marcado pela alta qualidade das atrações", apontou o presidente da Fundação, Marcelo Canuto.
Múltiplas expressões
Conhecido por agregar múltiplas expressões na programação, o FIG reunirá shows, cortejos, intervenções, recitais, concertos, vivências criativas, espetáculos, desfiles, exposições, mostras, ações de patrimônio cultural, formação e outras atividades culturais nos territórios de Garanhuns.
"O Festival de Inverno de Garanhuns tem uma história grandiosa e inspiradora para os que produzem arte e para os que a desfrutam. Desse edital de convocação artística sai mais de 80% do que o público vai poder conferir. Temos certeza que vamos fazer mais um evento de muito sucesso de crítica e de público" pontua André Brasileiro, que é o coordenador geral do FIG 2022.
"O FIG é um dos maiores festivais multi-linguagens do Brasil e também uma plataforma que conecta artistas e grupos, entre si, e com seu público, promovendo uma circulação que é vital para a cadeia produtiva da cultura em Pernambuco", disse Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco.