CULTURA POPULAR

Mestre cirandeiro mais antigo de Pernambuco, Santino lança álbum e inicia série de shows

Circulação estadual do projeto "Mestre Santino Cirandeiro e Encontro de Gerações" passará por Caruaru, no Agreste, e Nazaré da Mata, na Zona da Mata, com encerramento no Pátio de São Pedro, espaço histórico da ciranda no Recife

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 01/04/2022 às 16:57 | Atualizado em 01/04/2022 às 17:05
CIRANDA Mestre Santino Cirandeiro lança álbum e inicia série de shows com projeto "Encontro de Gerações" - RENAN FILHO/DIVULGAÇÃO

Mais antigo mestre cirandeiro em atividade em Pernambuco, o Mestre Santino, da Zona da Mata de Pernambuco, lança o segundo álbum de sua carreira com um show no Espaço Gastronômico da Feira de Caruaru, no Agreste, neste sábado (2), a partir das 12h. A apresentação será gratuita e contará com a participação da nova geração da ciranda, composta por Mestre Anderson Miguel e Mestre Bi.

Leia também: Lia de Itamaracá ainda luta pelo seu centro cultural na Praia de Jaguaribe

A apresentação marca o início da circulação estadual do projeto "Mestre Santino Cirandeiro e Encontro de Gerações", que ainda terá shows em Nazaré da Mata (local a confirmar), em 9 de abril, e em 10 de maio, no Dia Estadual da Ciranda, no Pátio de São Pedro, espaço icônico para a história da ciranda no Centro do Recife.

Essa segunda apresentação contará com participação do Coletivo Cirandeiro de Pernambuco, com mestre Zeca Cirandeiro de Paudalho, Cirando do Amaro Branco de Olinda e Ciranda Imperial do Recife. Vale ressaltar que a ciranda é um patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Vida dedicada à ciranda

CIRANDA Mestre Santino Cirandeiro lança álbum e inicia série de shows por Pernambuco - RENAN FILHO/DIVULGAÇÃO

Atualmente morando em Nazaré da Mata, Santino Justino de Souza faz parte da mesma geração de nomes como Mestre Baracho, João Limoeiro e Zé Galdino. Dos seus 81 anos de vida, completados em novembro do ano passado, 64 anos foram dedicados à Ciranda.

Deu início a sua vida profissional nos engenhos de Nazaré da Mata e adjacências, como trabalhador rural. Foi assim que mergulhou no universo da cultura local, tornando-se um artista popular e um dos mais conhecidos cirandeiros da Mata Norte.

CIRANDA Mestre Santino Cirandeiro lança álbum e inicia série de shows com projeto "Encontro de Gerações" - RENAN FILHO/DIVULGAÇÃO

No currículo, além de apresentações fora do Brasil, mais três trabalhos gravados. Em 2020, teve sua história e making-off da gravação do CD registrada no documentário “Quem não conhece Santino… encontro de gerações", dirigido por Nilton Pereira.

"A ciranda é de valor incomensurável, não só por fazer parte das tradições culturais do nosso estado, como também por ter sido reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil, despontando no cenário nacional. É uma dança circular, que representa a união, através do ato de ser feita sempre de mãos dadas", explica Sérgio Melo, produtor da Terno da Mata, responsável pelo projeto, que contou com incentivo do Funcultura.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS